Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Magalhães, Marcos Thadeu Queiroz | - |
dc.contributor.author | Silva, Edson Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-21T21:05:46Z | - |
dc.date.available | 2018-09-21T21:05:46Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-18 | - |
dc.date.submitted | 2018-04-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Edson Santos da. Dinâmicas urbanas e operações aeroportuárias: estudo do Aeroporto de Congonhas/SP. 2018. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32666 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da segunda guerra mundial houve um salto na indústria da aviação em todo o
mundo. No Brasil as transformações e investimentos no setor datam de 1927 com o voo
inaugural da primeira empresa Brasileira de aviação civil, um consorciado VARIG e o
Sindicado Condor, então Cruzeiro do Sul. Nesse mesmo período foram construídos os
primeiros aeroportos que, inicialmente, fixaram-se nas periferias das cidades afastados
dos conglomerados urbanos. Entretanto, com o êxodo rural e o crescimento urbano, a
começar da década de 1950, o entorno do equipamento aeroportuário passou a tornar-se
densamente povoado, por consequência, usos e ocupações incompatíveis com as
atividades aeroportuárias irrompem ao chamado encroachment, isto é, a invasão de
determinados espaços, sujeitando uma significativa parcela da população a efeitos
negativos, como a exemplo dos ruídos oriundos das operações aeroportuárias. Em meio
as constantes dinâmicas do crescimento urbano e o aumento das operações
aeroportuárias a partir de 1970, tornaram-se imprescindíveis as orientações legais que
levassem à integração entre as atividades aeroportuárias e as ocupações em seu entorno.
Este trabalho levanta os conflitos entre as legislações aeroportuárias e urbanas buscando
identificar incompatibilidades, e ausências de instrumentos de modo a gerar
possibilidades de gestão eficaz do espaço urbano viabilizando os equipamentos
aeroportuários. A pesquisa visa orientar a integração entre legislações visando o pleno
desenvolvimento urbano e aeroportuário. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dinâmicas urbanas e operações aeroportuárias : estudo do Aeroporto de Congonhas/SP | pt_BR |
dc.title.alternative | Urban dynamics and airport operations : Congonhas Airport-SP study | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeroportos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeroportos - São Paulo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Urbanismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeroportos - legislações | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Since World War II there has been a leap in the aviation industry all over the world. In
Brazil, the transformations and investments in the sector date from 1927 with the
inaugural flight of the first Brazilian civil aviation company, a consortium VARIG and
the Syndicate Condor, then Cruzeiro do Sul. During that same period the first airports
were built, are located on the outskirts of cities far from urban conglomerates. However,
with the rural exodus and urban growth, beginning in the 1950s, the surroundings of
airport equipment became densely populated, consequently, uses and occupations
incompatible with airport activities erupt into the so-called encroachment, that is, the
invasion of certain spaces, subjecting a significant portion of the population to negative
effects, such as noise from airport operations. Amidst the constant dynamics of urban
growth and the increase in airport operations since 1970, legal guidelines that led to the
integration of airport activities and occupations in its environment became essential.
This work raises the conflicts between the airport and urban laws, trying to identify
incompatibilities, and absences of instruments in order to generate possibilities of
effective management of the urban space, making feasible the airport equipment. The
research aims to guide the integration between legislation aiming at full urban and
airport development. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|