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Título: Um estudo sobre o perfil de famílias com superdotados no Brasil
Autor(es): Silva, Sheila Perla Maria de Andrade da
Orientador(es): Ferreira, Jane Farias Chagas
Assunto: Superdotação
Superdotados
Familia
Família - Brasil
Data de publicação: 18-Set-2018
Referência: SILVA, Sheila Perla Maria de Andrade da. Um estudo sobre o perfil de famílias com superdotados no Brasil. 2018. xvi , 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Embora haja um aumento no número de pesquisas voltadas para a superdotação nos últimos 40 anos, as pesquisas sobre a família com filhos superdotados ainda se apresentam tímida. A revisão de literatura revelou que há carência de estudos que envolvem a família do superdotado e suas dinâmicas como objeto principal, o que demonstra a necessidade de pesquisas voltadas para a família do superdotado, particularmente a brasileira. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi o de traçar o perfil das famílias brasileiras com filhos superdotados. Esta pesquisa teve um delineamento descritivo, com procedimentos quantitativos e qualitativos. Participaram do estudo 140 famílias com filho(s) superdotado(s) distribuídas em todas 18 unidades federativas do Brasil. Para a coleta de dados foi utilizado Questionário de Caracterização do Sistema Familiar, adaptado ao objetivo do estudo e ao formato digital (online), sendo hospedado na Plataforma Survio®. As questões fechadas do questionário foram analisadas por meio de estatística descritiva quantitativa e as perguntas abertas pela Análise de Conteúdo de Bardin. Os Resultados indicaram que as famílias possuíam predominantemente configuração nuclear, formada por pai, mãe e filho e em alguns casos com a presença de um dos avós, que compunham a rede de apoio da família. Houve maior participação das mães, corroborando a literatura quanto à responsividade materna. Os dados mostraram que as famílias possuíam alto nível de escolarização, nível socioeconômico elevado, além de ambiente estimulante e rico em termos de práticas educativas parentais. Os resultados indicaram que as famílias, a partir da identificação de seus filhos como superdotados, alteraram as suas dinâmicas de modo a centralizar as atividades às demandas do filho superdotado. Para a implementação da pesquisa, destacam-se alguns desafios relacionados à ampla extensão do território nacional e à falta de fomento para pesquisas de porte censitário em nosso país. Como implicações para futuras pesquisas, sugere-se a ampliação do estudo de forma que famílias socioeconomicamente desfavorecidas sejam representadas.
Abstract: Although there is an increase in the number of research aimed at giftedness in the past 40 years, research on the family with gifted children still presents shy. The literature review revealed that there is a shortage of studies that involve the family of the gifted and their dynamics as the main object, which demonstrates the need for research aimed at the family of the gifted, particularly the Brazilian one. In this sense, the purpose of this study was to delinete the profile of Brazilian families with gifted children. This research had a descriptive delineation, with quantitative and qualitative procedures. Participated of the study 140 families with gifted child (ren) distributed in all 18 units of Brazil. For the data collection, a Questionnaire of Characterization of the Family System was adapted to the purpose of the study and the digital format (online), being hosted on the Survio Platform. The closed questions of the questionnaires were analyzed using quantitative descriptive statistics and the open questions by Bardin's Content Analysis. The results indicated that the families had predominantly nuclear configuration, formed by father, mother and child and in some cases with the presence of one of the grandparents, who made up the family support network. There was greater participation of mothers, corroborating the literature on the responsiveness maternal The data showed that the families had high level of schooling, high socioeconomic level, as well as a stimulating and rich environment in terms of parental educational practices. The results indicated that families, from the identification of their children as gifted, altered their dynamics in order to activities to the demands of the gifted child. For the implementation of the research highlights some challenges related to the wide extension of the territory national level and the lack of promotion for research of a more census type in our country. As implications for future research, it is suggested that studies with socioeconomically disadvantaged families.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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