http://repositorio.unb.br/handle/10482/32508
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_LuísaBarbosadeLima.pdf | 17,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Análise linguística da dislexia em textos escritos : identificação e superação |
Autor(es): | Lima, Luísa Barbosa de |
Orientador(es): | Gomes, Dioney Moreira |
Assunto: | Dislexia Escrita - prática Língua portuguesa - escrita Língua portuguesa - estudo e ensino |
Data de publicação: | 22-Ago-2018 |
Data de defesa: | 9-Mar-2018 |
Referência: | LIMA, Luísa Barbosa de. Análise linguística da dislexia em textos escritos: identificação e superação. 2018. [221] f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A pesquisa “Análise linguística da dislexia em textos escritos: identificação e superação” tem como foco a identificação e a superação dos problemas linguísticos acarretados pela dislexia em textos escritos por disléxicos. Nosso intuito é, além de demonstrar a importância de debater e investigar a dislexia no contexto educacional, propor um protocolo de ensino de língua portuguesa voltado aos disléxicos, visando à superação das características desse transtorno de aprendizagem apresentadas por eles. Em relação aos estudos da dislexia na língua portuguesa, utilizamos Cuba dos Santos (1987), Ellis (1995); Martins (2003), Ianhez & Nico (2003); Davis & Braun (2004); Lukasova et alii (2009); ABD (2015) e Moura (2017), que apontam como manifestações disléxicas as trocas de fonemas e grafemas, a alteração na ordem das letras ou sílabas, as omissões e acréscimos de letras, as trocas de palavras por outras semelhantes, as aglutinações e fragmentações inadequadas de vocábulos, as dificuldades na leitura de palavras não familiares ou de não palavras, a confusão entre letras simétricas e inversão da ordem das sílabas numa palavra. Em relação aos percursos metodológicos, realizamos três tipos de pesquisa: qualitativa, etnográfica e pesquisa-ação, já que lidamos com a dislexia em campo e em contextos reais. A partir dos dados gerados, analisamos as características da dislexia, principalmente na produção escrita, fundamentando-nos na literatura sobre o tema e nos pressupostos da Linguística Centrada no Uso. Como resultado desta pesquisa, produzimos uma proposta aplicada e aplicável de protocolo de ensino de língua portuguesa para disléxicos, desenvolvida em uma perspectiva multi, que abrange os multiletramentos, a multimodalidade e a multissensorialidade. Além disso, identificamos, nos textos produzidos pelos estudantes, traços típicos da dislexia já apontados na literatura e outros que merecem ainda ser investigados em pesquisas futuras. |
Abstract: | “Dyslexia linguistic analysis in written texts: identification and overcoming” is a research that focuses on identifying and overcoming linguistic problems caused by dyslexia on texts which were written by dyslexics. Our purpose is not only to show how important it is to debate and to investigate dyslexia in the educational areas but also to develop a guideline for teaching Portuguese to dyslexic students, aiming to overcome their dyslexic characteristics in written texts. Regarding the studies about dyslexia in Portuguese, this research was based on Cuba dos Santos (1987), Ellis (1995); Martins (2003), Ianhez & Nico (2003); Davis & Braun (2004); Lukasova et alii (2009); ABD (2015) and Moura (2017), which point switching phonemes and graphemes, changing the order of letters and syllables, omitting or adding letters, exchanging words by similar ones, inadequate aglutinations or fragmentations of words, reading difficulties in unknown words and nonwords, confusion between symmetrical letters and inverting syllable's order in a word as dyslexia’s characteristics. About our used methodology, we developed three types of research – qualitative, ethnographic and research action –, since we dealt with real world dyslexia. Based on the generated data, we analyzed dyslexia's characteristics, specially in written texts, based on the bibliography on dyslexia and on Usage-Based Linguistics. In a multiperspective strategy, we developed an alternative, useful and applayable guideline which uses multiliteracies, multimodality and multisensoriality, as a result of this research. Besides that, we identified typical dyslexia's traces already mentioned by the literature and other characteristics which deserve to be analysed in future researches, in our student's texts. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2018. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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Agência financiadora: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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