Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32394
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AndiaraRuasSimão.pdf4,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHonorato, Cayo-
dc.contributor.authorSimão, Andiara Ruas-
dc.date.accessioned2018-08-08T19:50:12Z-
dc.date.available2018-08-08T19:50:12Z-
dc.date.issued2018-08-06-
dc.date.submitted2018-02-28-
dc.identifier.citationSIMÃO, Andiara Ruas. Histórias de vida e formação de professores de Arte: trilhas e experiências no contexto da educação formal e não formal. 2018. 175 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32394-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação tem como objetivo analisar as histórias de vida narradas pelos professores de Arte da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), na tentativa de explicitar os acontecimentos determinantes dos seus processos de formação. Trata-se de uma abordagem qualitativa pautada poranálises de entrevistas com vistas a realizar a apreensão das dinâmicas e das metodologias referentes às atividades desenvolvidas por esses profissionais em espaços culturais, as quais contribuíram para suas atuações pedagógicas nas instituições de educação formal. A título de embasamento teórico, explorou-se os conceitos utilizados pelos seguintes autores: Josso (2004; 2007) e Nóvoa (2004;2005); Bergson e Bosi (1994); Velho (2001)e Huberman (1992); Gohn (2008); Alheit e Dausien (2006); e Benjamin (2012), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam para o sentido de que os estudos empreendidos, com base em uma abordagem metodológica qualitativa, são sustentáculos para a interpretação de histórias de vida. Essa constatação se encerra nas possibilidades de que os participantes da pesquisa (professores P1, P2, P3 e P4), a partir do olhar da autora desta investigação, permite compreender o mundo social, os sentidos intrínsecos, os discursos e as narrativas das histórias de vida dos sujeitos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHistórias de vida e formação de professores de Arte : trilhas e experiências no contexto da educação formal e não formalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de artept_BR
dc.subject.keywordEducação em artept_BR
dc.subject.keywordEducação não-formalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to analyze the life histories narrated by the art teachers of the State Department of Education of the Federal District (SEEDF), in an attempt to make explicit the determinant events of their training processes. It is a qualitative approach based on analysis of interviews with a view to realizing the dynamics and methodologies related to the activities developed by these professionals in cultural spaces, which contributed to their pedagogical actions in the formal education institutions in which they work. As a theoretical basis, the concepts used by the following authors were explored: Josso (2004; 2007) and Nóvoa (2004; 2005); Bergson and Bosi (1994); Velho (2001) Huberman (1992); Gohn (2008); Alheit and Dausien (2006); and Benjamin (2012), among others. The results of the research point to the sense that the studies undertaken, based on a qualitative methodological approach, support the interpretation of life histories. And, this finding is based on the possibilities that the research participants (teachers P1, P2, P3 and P4), from the perspective of the author of this research, allows to understand the social world, intrinsic meanings, discourses and narratives of the subjects' life histories.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.