Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32271
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_WladimirFuruhashiViana.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Sistema CAPES de avaliação da pós-graduação Stricto sensu : um estudo de caso da área de Administração pública no Brasil
Autor(es): Viana, Wladimir Furuhashi
Orientador(es): Rocha Neto, João Mendes da
Assunto: Programas de pós-graduação
Ensino superior
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Avaliação da educação
Data de publicação: 20-Jul-2018
Referência: VIANA, Wladimir Furuhashi. Sistema CAPES de avaliação da pós-graduação Stricto sensu: um estudo de caso da área de Administração pública no Brasil. 2018. xvi, 154 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente dissertação procura compreender quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos programas de pós-graduação em Administração Pública no Brasil, em relação aos critérios de avaliação periódica da CAPES, e quais procedimentos poderiam ser adotados para o aprimoramento desses programas. Esse processo avaliativo tem sido modificado ao longo do tempo, provocando o surgimento de diversas discussões acerca de seus avanços e dificuldades. Diante desta realidade, este estudo teve como objetivos descrever o panorama da pós-graduação no Brasil; caracterizar o sistema de avaliação realizado pela CAPES para os programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, com ênfase para os de Administração Pública, evidenciando seus fundamentos, especificidades e critérios; compreender a percepção dos Coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu em Administração Pública acerca do processo avaliativo realizado pela CAPES; e averiguar quais os principais resultados que o processo de avaliação da CAPES tem trazido para os programas de pósgraduação stricto sensu em Administração Pública. Privilegiou-se uma abordagem qualitativa junto aos docentes selecionados em programas de pós-graduação em Administração Pública. Foi realizada uma triangulação de técnicas, envolvendo uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas e de questionários para a coleta de dados primários. A partir desses dados, foi realizada uma análise documental e de conteúdo. Os Coordenadores de PPG apontaram a necessidade da avaliação, mas demonstraram a existência de contradições e dificuldades vivenciadas em suas atividades a partir das suas respectivas percepções acerca do processo avaliativo. A realização deste estudo permitiu uma reflexão acerca dos rumos que a avaliação da pós-graduação brasileira, na área de Administração Pública, vem tomando, levando-se em consideração os seus entraves e potencialidades.
Abstract: This dissertation seeks to understand the main difficulties faced by the postgraduate programs in Public Administration in Brazil, in relation to the periodic evaluation criteria of CAPES, and what procedures could be adopted to improve these programs. This evaluation process has been modified over time, provoking the emergence of several discussions about its advances and difficulties. In view of this reality, this study aimed to describe the panorama of post-graduation in Brazil; to characterize the evaluation system carried out by CAPES for postgraduate programs in Brazil, with emphasis on Public Administration, highlighting its fundamentals, specificities and criteria; to understand the perception of the postgraduate program Coordinators in Public Administration about the evaluation process carried out by CAPES; and to find out what the main results that the evaluation process of CAPES has brought to analyze proposals for the improvement of the evaluation system for the postgraduate programs in Public Administration. A qualitative approach was favored among the teachers selected in postgraduate programs in Public Administration. A triangulation of techniques was carried out, involving bibliographical research, documentary research and field research through semi-structured interviews and questionnaires for the collection of primary data. From these data, a documentary and content analysis was performed. The coordinators pointed out the necessity of the evaluation, but demonstrated the existence of contradictions and difficulties experienced in their activities from their respective perceptions about the evaluation process. The accomplishment of this study allowed a reflection on the directions that the evaluation of the Brazilian postgraduate in the area of Public Administration has been taking, taking into account its obstacles and potentialities.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.