Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rosano-Peña, Carlos | - |
dc.contributor.author | Leão, Ana Cristina da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-07T12:39:28Z | - |
dc.date.available | 2018-06-07T12:39:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-07 | - |
dc.date.submitted | 2018-02-23 | - |
dc.identifier.citation | LEÃO, Ana Cristina da Conceição. Eficiência e produtividade da gestão em educação: evidências das escolas públicas do Distrito Federal. 2018. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32074 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O nível de eficiência e de produtividade das escolas é determinado pela combinação de fatores de produção endógenos e exógenos ao controle do poder público. A aplicação racional dos fatores eleva a qualidade do ensino ofertado e melhora o desempenho dos alunos. Para tanto, estimar o desempenho da produção educacional das escolas no tempo e espaço é uma tarefa imprescindível. Este estudo analisa a eficiência técnica e a produtividade das escolas públicas do ensino fundamental e do ensino médio do Distrito Federal, georreferenciando-as por região administrativa, no período de 2013 e 2015. Para tanto, utilizou-se o método Network DEA, em três estágios, orientado ao produto, sob a abordagem de retornos constantes de escala (CRS) e o Índice de Produtividade de Malmquist (IPM). A revisão sistemática de literatura possibilitou a identificação das diversas bases de dados, a escolha dos métodos e das variáveis utilizadas no cálculo de eficiência e produtividade das escolas públicas. Os dados para a análise foram coletados no sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os resultados demonstram que, quando avaliadas por estágio, parte das escolas é eficiente em um ou dois dos estágios, mas são significativamente ineficientes em outros estágios. No resultado global, os maiores níveis de eficiência revelam-se distribuídos em diversas regiões administrativas. Na análise das mudanças de eficiência e tecnológica entre os períodos, percebe-se perda de produtividade em número representativo de escolas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Eficiência e produtividade da gestão em educação : evidências das escolas públicas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.title.alternative | Efficiency and productivity of management in education : evidence from the public schools of the Federal District | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eficiência técnica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise envoltória de dados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The level of efficiency and productivity of schools is determined by combining endogenous and exogenous factors of production with the control of public power. Rational application of factors raises the quality of teaching offered and improves students' performance. To do so, estimating the performance of educational production of schools in time and space is an indispensable task. This study analyzes the technical efficiency and productivity of the public elementary and high schools of the Federal District, georeferencing it by administrative region, in the period of 2013 and 2015. For this purpose, it used the Network DEA method in three stages, (CRS) and the Malmquist Productivity Index (MPI). The systematic review of the literature allowed the identification of the different databases, the choice of methods and variables used in the calculation of efficiency and productivity of public schools. The data for the analysis were collected on the website of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) and the State Department of Education of the Federal District. The results show that when evaluated by stage, some schools are efficient in one or two stages, but they are significantly inefficient in other stages. In the overall result, the higher levels of efficiency are distributed in different administrative regions. In the analysis of the efficiency and technological changes between the periods, we can see a loss of productivity in a representative number of schools. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|