Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mari, Marcelo | - |
dc.contributor.author | Assis, Sissa Aneleh Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-30T18:18:34Z | - |
dc.date.available | 2018-05-30T18:18:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-30 | - |
dc.date.submitted | 2018-01-22 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Sissa Aneleh Batista de. Vertentes e vetores da fotografia artística feminina no Pará: 1980-2010. 2018. 341 f., il. Tese (Doutorado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32012 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa pretende analisar a produção artística de mulheres fotógrafas do Estado do Pará de 1980 a 2010. Procura tecer uma interpretação de gêneros da fotografia divididos entre subjetivo e objetivo, analisando os estilos predominantes na fotografia de mulheres identificados nas gerações 80/90 e 00/10. Agrupam-se mulheres artistas que apresentem em seus trabalhos as orientações e os vetores identificados na produção regional analisada, separando-as entre temáticas locais-regionais, nacionais e internacionais. Expõe, sobretudo, a construção de sua autonomia tanto na produção que se verteu para a invenção e a construção de imagens quanto na produção fotográfica documental que está sob a influência da cultura amazônica e das identidades locais registradas pelo realismo fotográfico. Para tanto, a tese se fundamenta numa análise crítico-interpretativa e considera aspectos históricos, sociais, culturais e artísticos. Este trabalho ainda se compromete a investigar os matizes estético-poéticos da fotografia regional paraense, abordando as suas formas de construção imagética e de estilística feminina que compõem o cenário da fotografia regional. Em suma, apresenta a consolidação da fotografia feminina amazônica na produção artística contemporânea do entre séculos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Vertentes e vetores da fotografia artística feminina no Pará : 1980-2010 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poéticas artísticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representação feminina | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2018.01.T.32012 | - |
dc.description.abstract1 | This research aims to analyze the artistic production of women photographers from the State of Pará from 1980 to 2010. It seeks to weave an interpretation of genres of photography divided into subjective and objective, analyzing the predominant styles in the photography of women identified in the generations 80/90 and 00 / 10. Female artists are grouped, presenting in their works the orientations and vectors identified in the regional production analyzed, separating them between local-regional, national and international themes. It exposes, above all, the construction of its autonomy as much with the production that was poured for the invention and the construction of images as with the documentary photographic production that is under the influence of the Amazonian culture and of the local identities registered by the photographic realism. For this, the thesis is based on a critical-interpretative analysis and considers historical, social, cultural and artistic aspects. This work still undertakes to investigate the aesthetic-poetic nuances of the regional photography of Paraense, exposing its forms of imagery and female stylistics that make up the regional photography scene. In short, it presents the consolidation of Amazonian female photography in the contemporary artistic production of the centuries. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|