Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31996
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PaulaBorgesGomesAkitaya.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorto, Rafael Barreiros-
dc.contributor.authorAkitaya, Paula Borges Gomes-
dc.date.accessioned2018-05-29T19:08:56Z-
dc.date.available2018-05-29T19:08:56Z-
dc.date.issued2018-05-29-
dc.date.submitted2018-02-08-
dc.identifier.citationAKITAYA, Paula Borges Gomes. O impacto da atuação internacional e do posicionamento país de origem sobre o desempenho financeiro de empresas brasileiras. 2018. x, 55 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31996-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA internacionalização de empresas brasileiras é constatada pela capacidade de exportar ou de abrir subsidiárias no exterior. O desempenho financeiro dessa atuação internacional pode ser beneficiado ou prejudicado pelo posicionamento do país de origem que a empresa exibe entre suas escolhas estratégicas globais. Este trabalho objetiva investigar o efeito da atuação internacional e do posicionamento do país de origem sobre o desempenho financeiro de empresas brasileiras. A pesquisa tem abordagem quantitativa e recorte longitudinal com levantamento de informações de 220 empresas brasileiras listadas na BM&F Bovespa no período de 2001 a 2016. A análise dos dados foi feita por meio de regressão com dados em painel fixo de empresas, com uso de variáveis explicativas defasadas em T+1 com o propósito de realizar inferências de causa e consequência. De modo geral, os resultados apontam que as empresas com a presença de subsidiárias comerciais no exterior geram melhoria nos indicadores de desempenho analisados. Por sua vez, o alto grau de declaração do posicionamento do país de origem leva a uma piora nos resultados das empresas que possuem subsidiárias no exterior, mas melhora os indicadores para aquelas que são exclusivamente exportadoras. O estudo apresenta ainda sugestões gerenciais para executivos e executores de políticas públicas, além de trazer uma agenda para futuras pesquisas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO impacto da atuação internacional e do posicionamento país de origem sobre o desempenho financeiro de empresas brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordInternacionalização de empresaspt_BR
dc.subject.keywordDesempenho financeiropt_BR
dc.subject.keywordEmpresas brasileiraspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.31996-
dc.description.abstract1The internationalization of Brazilian companies is evidenced by the ability to export or open subsidiaries abroad. The financial performance of this international activity may be benefited or impaired by the position of the country of origin that the company displays among its global strategic choices. This paper aims to investigate the effect of the international activities and the positioning of the country of origin on the financial performance of Brazilian companies. The research has a quantitative approach and a longitudinal cut with information gathering of 220 Brazilian companies listed on BM&F Bovespa from 2001 to 2016. The data analysis was done through regression with data in fixed panel of companies, using explanatory variables lagged in T+1 with the purpose of making inferences of cause and consequence. In general, the results indicate that companies with the presence of commercial subsidiaries abroad, generate improvement in the performance indicators analyzed and a high degree of declaration of the position of the country of origin leads to a worsening in the results of companies that have subsidiaries in the country, but it improves the results for those that are exclusively exporters. The study also presents managerial suggestions for executives and executors of public policies, besides bringing an agenda for future research.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.