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dc.contributor.advisorTasso, João Paulo Faria-
dc.contributor.authorOliveira, Suely Ribeiro de-
dc.date.accessioned2018-05-08T20:32:32Z-
dc.date.available2018-05-08T20:32:32Z-
dc.date.issued2018-05-08-
dc.date.submitted2017-12-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Suely Ribeiro de. O acolhimento hoteleiro e a formação sociohistórico-cultural dos profissionais dos meios de hospedagem em Brasília. 2017. 143 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31795-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa propôs verificar, no contexto sócio-histórico-cultural, o processo de formação/educação profissional dos sujeitos, estabelecendo a relação destes elementos com a qualidade do acolhimento hoteleiro na cidade de Brasília. O estudo teve como recorte, na Hotelaria de Brasília, treze meios de hospedagem classificados na categoria hotel, localizados na zona central da cidade. Foi desenvolvido com base na pesquisa qualitativa, a partir da abordagem multirreferencial com as técnicas de observação não participante e, como instrumentos, foram utilizados questionários estruturados e formulários de observação. A partir da coleta de dados sobre a formação dos sujeitos, neste estudo representado por 53 entrevistados, objetivou-se: Identificar na ação profissional dos colaboradores dos meios de hospedagem na cidade de Brasília comportamentos que caracterizem o ato de acolher; Identificar se os sujeitos relacionam o ato de bem servir com os significados de estar a serviço ou ser servil; e Verificar se a educação em turismo em Brasília tem como objetivo preparar profissionais que entendam a necessidade do bem acolher. Foi possível compreender, diante do levantamento do perfil sócio-histórico-cultural-econômico-educacional dos sujeitos da amostra, que o processo de Acolhimento depende de todos esses fatores. A educação formal é mencionada como necessária para a qualificação profissional dos sujeitos. É necessário implementar programas de formação em turismo e hotelaria, nos níveis técnico, tecnológico e superior, com qualidade adequada para a formação de pessoal consciente da realidade e necessidades locais, consequentemente, para a melhoria do acolhimento ao turista. Identificou-se que não está clara na mentalidade dos sujeitos a diferença entre servir, estar a serviço ou ser servil, pois os colaboradores confundem a ação positiva de servir e estar a serviço de alguém, com a relação negativa de ser servil que representa semelhança com a servidão, a subserviência, a subalternidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO acolhimento hoteleiro e a formação sociohistórico-cultural dos profissionais dos meios de hospedagem em Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHotelaria & turismopt_BR
dc.subject.keywordTurismo - Brasília (DF)pt_BR
dc.subject.keywordQualificação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordTuristas - experiênciaspt_BR
dc.subject.keywordTurismólogo - competênciaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The research proposed to verify, in the socio-historical-cultural context, the process of training/professional education of the subjects, establishing the relationship of these elements with the quality of the hotel reception in the city of Brasília. The study had as a cut, in the Hospitality de Brasília, thirteen means of lodging classified in the hotel category, located in the central zone of the city. It was developed based on the qualitative research, using the multireferential approach with non-participant observation techniques and, as instruments, structured questionnaires and observation forms were used. Based on the data collection about the subjects' training, in this study represented by 53 interviewees, the objective was: To identify in the professional action of the employees of the lodging facilities in the city of Brasília behaviors that characterize the act of welcoming; To identify whether subjects relate the act of serving well with the meanings of being in service or being servile; e To verify that the tourism education in Brasilia has the objective of preparing professionals who understand the need to welcome them. It was possible to understand, considering the socio-historical-cultural-economic-educational profile of the sample subjects, that the Reception process depends on all these factors. Formal education is mentioned as necessary for the professional qualification of subjects. It is necessary to implement training programs in tourism and hospitality, at the technical, technological and higher levels, with adequate quality for the training of personnel aware of the reality and local needs, consequently, to improve the reception of tourists. It was identified that it is not clear in the mentality of the subjects the difference between serving, being in service or being servile, because employees confuse the positive action of serving and being at the service of someone, with the negative relation of being servile that represents similarity with servitude, subservience, subordination.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Excelência em Turismo (CET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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