Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31680
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanyelaMartinsMedeiros.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorMedeiros, Danyela Martins-
dc.date.accessioned2018-04-18T21:07:37Z-
dc.date.available2018-04-18T21:07:37Z-
dc.date.issued2018-04-18-
dc.date.submitted2017-12-12-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Danyela Martins. Coordenação pedagógica: elementos instituintes e instituídos na construção da profissionalidade docente no DF. 2017. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31680-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa os elementos instituídos e instituintes identificados nas horas-atividades na jornada de trabalho da Rede Pública do Distrito Federal/Brasil, dividida em período de regência e atividades extraclasse e quais suas influências na construção da profissionalidade docente. No contexto pesquisado, este espaço-tempo para atividades extraclasse é denominado como “Coordenação Pedagógica”. Para indicarmos a historicidade da Coordenação Pedagógica, partimos da implantação do Projeto de Governo “Escola Candanga: uma lição de cidadania (1996-2000)” que possibilitou as discussões sobre a jornada dos professores e a partir dele a carga horária de trabalho foi definida em dois períodos, um de regência e outro de Coordenação Pedagógica, nos quais os professores passaram a ter 15 horas exclusivas para a realização de atividades de planejamento, formação e avaliação e 25 horas em regência de classe, totalizando 40 horas de trabalho semanais. Estabelecemos o período de 20 anos (de 1996 a 2016) a partir da implementação da Escola Candanga para identificar como as políticas públicas educacionais podem interferir articulando-se aos elementos constituintes do trabalho para valorização do profissional docente. Os sujeitos de pesquisa são os professores regentes, os gestores e coordenadores pedagógicos de cinco escolas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, pois o espaço-tempo remunerado acontece de forma coletiva e nos permite visualizar as relações profissionais existentes. Utilizamos como técnicas de pesquisa o Grupo Focal com os professores regentes, entrevistas para gestores e coordenadores e observações das Reuniões Pedagógicas coletivas. O Grupo Focal cumpriu o objetivo de obter o pensamento coletivo dos grupos de professores pesquisados; as observações permitiram a identificação das vivências e a organização no espaço de Coordenação Pedagógica pelo grupo e as entrevistas com gestores e coordenadores complementaram a realização das análises. Para um entendimento da totalidade das relações existentes entre a constituição profissional docente e as políticas públicas neste período histórico, consideramos a abordagem histórico-dialética porque se referencia na práxis, entendida como atividade humana repleta de intencionalidade, para o conhecimento da realidade que determina condições para as transformações sociais. Os resultados demonstram que é no espaço-tempo da Coordenação Pedagógica - no horário remunerado da jornada de trabalho do professor - que se constroem as aprendizagens profissionais com as trocas de conhecimentos entre os professores mais experientes e os em início de carreira que realizam atividades de organização do trabalho pedagógico, planejamento, avaliação e formação continuada no espaço escolar. A metodologia usada nas análises foi a construção dos núcleos de significação a partir dos pré-indicadores e indicadores, resultando em categorias que ajudam a explicar o trabalho docente no espaçotempo da Coordenação Pedagógica apontando, então, para significações relacionadas à formação profissional, à valorização, ao tempo e às condições de trabalho. Este espaço-tempo também compreende contradições e dificuldades que dimensionam a essencialidade do trabalho coletivo colaborativo na escola. A jornada de trabalho que considera a amplitude do trabalho docente não limitado a atividade da regência e articulada aos demais elementos da valorização docente como as condições de trabalho, plano de carreira, salário, formação inicial e continuada permite a condução para uma maior autonomia do trabalho do professor e o reconhecimento da profissão com possibilidades de construção sólida da profissionalidade docente.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCoordenação pedagógica : elementos instituintes e instituídos na construção da profissionalidade docente no DFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordDocentespt_BR
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This paper analyzes the instituted and insinuated elements identified during the working hours of Brazil’s Federal District Public Network, divided into regency and extraclass activities, and their influences on the construction of work and teaching professionalism. In the researched context, this space-time for extraclass activities is denominated as "Pedagogical Coordination". In order to indicate the historicity of the Pedagogical Coordination, we started with the implementation of the Government Project "Candanga School: a lesson of citizenship (1996-2000)" that enabled the discussion about the teachers' journey and from it the workload was defined in two periods, one of regency and the other of Pedagogical Coordination, in which teachers had 15 hours exclusively for planning, training and evaluating activities and 25 hours in class regency, totaling 40 hours of work a week. We established the period of 20 years (from 1996 to 2016) from the implementation of the Candanga School to identify how educational public policies can interfere in articulating with the constituent elements of the work for valuing the teaching profession. The research subjects are the regent teachers, the managers and pedagogical coordinators of five elementary schools of the Public Education Network of the Federal District, because the remunerated space-time happens collectively and allows us to visualize the existing professional relations . We used as research techniques the Focal Group with the regent teachers, interviews for managers and coordinators and observations of the collective Pedagogical Meetings. The Focus Group fulfilled the objective of obtaining collective thinking from the groups of teachers surveyed; the observations allowed the identification of the experiences and the organization in the Pedagogical Coordination space by the group and the interviews with managers and coordinators complemented the accomplishment of the analyzes. For an understanding of the totality of the relations between the professional teacher constitution and the public policies in this historical period, we considered the dialectical-historical approach because it refers in praxis, understood as a human activity full of intentionality, to the knowledge of reality that determines conditions for social transformations. The results show that it is in the space-time of the Pedagogical Coordination - in the remunerated time of the teacher's work day - that the professional learning is constructed with the exchanges of knowledge between the more experienced teachers and those at the beginning of the career who carry out organizational activities pedagogical work, planning, evaluation and continuing education in the school space. The methodology used in the analysis was the construction of the meaning nuclei from the pre-indicators and indicators, resulting in categories that help to explain the teaching work in the space-time of the Pedagogical Coordination, pointing to meanings related to professional training, time and working conditions. This space-time also includes contradictions and difficulties that dimension the essentiality of collective collaborative work in school. The working day that considers the breadth of teaching work not limited to the activity of regency and articulated to the other elements of the teaching valorization such as the working conditions, career plan, salary, initial and continued training allows the conduction for a greater autonomy of the work of the teacher and the recognition of the profession with possibilities of solid construction of the teaching professional.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.