Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Roza Pinel, Walace | - |
dc.contributor.author | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-21T11:27:54Z | - |
dc.date.available | 2018-03-21T11:27:54Z | - |
dc.date.issued | 2018-03 | - |
dc.identifier.citation | ROZA PINEL, Walace; RESES, Erlando da Silva. A pedagogia de Makarenko: aproximações de um modelo socioeducativo na Revolução Russa. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 3, p. 317-324, dez. 2017. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24656/15299>. Acesso em: 21 mar. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v9i3.24656. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31466 | - |
dc.description.abstract | Destacamos a obrigatoriedade histórica no resgate das ideias do educador socialista Anton Makarenko,
procurando destacar seu relevante trabalho na luta em favor da educação, como projeto social dirigida aos excluídos. Dedicou a sua vida a construir e elaborar um processo educativo balizado na perspectiva de uma práxis social transformadora. Destaca-se no Brasil sua influência, junto aos Movimentos Sociais e Populares, na formação sindical e nas Comunidades Eclesiais de Base vinculados às tendências progressistas da Igreja Católica. Reafirma-se, a perspectiva socialista desta pesquisa reconhecendo as contradições da Pedagogia Socialista de Makarenko como pioneira e fundamental à discussão de instituições de “reforma” de infratores (as) por meio da educação e trabalho especialmente na perspectiva: coletivista e autogestionária. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia - UFBA. Faculdade de Educação - FACED | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A pedagogia de Makarenko : aproximações de um modelo socioeducativo na Revolução Russa | pt_BR |
dc.title.alternative | The Makarenko pedagogy: aproaches of a socio-educational model in the russian revolution | pt_BR |
dc.title.alternative | La pedagogía de Makarenko: aproximaciones de um modelo socioeducativo na Revolución Rusa | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia socialista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Socioeducação | pt_BR |
dc.subject.keyword | União Soviética - história - revolução, 1917-1921 | pt_BR |
dc.rights.license | Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Fonte: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24656/15299. Acesso em: 21 mar. 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | We reinforce the need to rescue the ideas of the socialist educator Anton Makarenko, trying to highlight
his relevant work in the fight for education, as a social project addressed to the excluded. He dedicated his life to
building and elaborating an educational process based on the perspective of a transformative social praxis. Its
influence in Brazil, together with the Social and Popular Movements, in the formation of trade unions and in the
Basic Ecclesial Communities linked to the progressive tendencies of the Catholic Church stands out in Brazil. It
reaffirms the socialist perspective of this research recognizing the contradictions of Makarenko's Socialist Pedagogy
as a pioneer and fundamental to the discussion of institutions of "reform" of offenders through education and work,
especially in the perspective of collectivism and self-management. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Reforzamos la necesidad del rescate de las ideas del educador socialista Anton Makarenko, buscando
destacar su relevante trabajo en la lucha a favor de la educación, como proyecto social dirigido a los excluidos.
Dedicó su vida a construir y elaborar un proceso educativo balizado en la perspectiva de una praxis social
transformadora. Se destaca en Brasil su influencia, junto a los Movimientos Sociales y Populares, en la formación
sindical y en las Comunidades Eclesiales de Base vinculados a las tendencias progresistas de la Iglesia Católica. Se
reafirma, la perspectiva socialista de esta investigación reconociendo las contradicciones de la Pedagogía Socialista de
Makarenko como pionera y fundamental a la discusión de instituciones de "reforma" de infractores (as) por medio de
la educación y trabajo especialmente en la perspectiva: colectivista y autogestionaria. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|