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dc.contributor.advisorMurta, Sheila Giardini-
dc.contributor.authorSouza, Adriano Silva Sampaio de-
dc.date.accessioned2018-03-02T19:07:25Z-
dc.date.available2018-03-02T19:07:25Z-
dc.date.issued2018-03-02-
dc.date.submitted2017-08-31-
dc.identifier.citationSOUZA, Adriano Silva Sampaio de. Qualidade da interação familiar entre participantes do programa Famílias Fortes: um estudo observacional. 2017. xx, 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31342-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2017.pt_BR
dc.description.abstractOs estudos sobre programas interventivos focados na família comumente empregam medidas de autorrelato para verificar resultados. Muito frequentemente, esses estudos buscam o impacto do programa sobre padrões do uso de substância e padrões comportamentais dos membros da família, gerando uma lacuna acerca dos mecanismos de ação envolvidos. O objetivo deste estudo é revisar algumas das teorias compõem o modelo de ação do PFF – Programa Famílias Fortes – e articulá-las com os objetivos do Programa, sessão a sessão. Encontrou-se que a teoria do apego, a teoria dos sistemas familiares e a teoria de promoção de práticas parentais são as teorias mais frequentemente usadas no âmbito da prevenção em família e que os objetivos das sessões estão amparados por esses três campos teóricos. Como conclusão, identifica-se que os objetivos das sessões do Programa são amparados pelos campos teóricos citados e amplia-se o escopo deste estudo como fonte de informações para os variados atores envolvidos com o Programa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleQualidade da interação familiar entre participantes do programa Famílias Fortes : um estudo observacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFamília - aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.keywordTeoria do apegopt_BR
dc.subject.keywordPráticas parentaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Family-based intervention studies usually evaluate their results through self-report measurements. Very often, these results only focus on patters of substance intake and family members behavioral changes. This kind of report creates a gap in regard of the theoretical mechanisms that rests under the Program’s surface. This study’s main objective is to review the most frequently used theoretical frames in the field, and articulate them with the session’s objectives. It was found that attachment theory, family system theory and parent training theory are the most frequently used theories in the field. In conclusion, the PFF’s objectives are crafted under these theories, and these founds can aggregate valuable information for all the PFF’s stakeholders.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Clínica (IP PCL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Culturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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