Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31233
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LeonardoBodsteinBenon.pdf7,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, Ricardo José Dourado-
dc.contributor.authorBenon, Leonardo Bodstein-
dc.date.accessioned2018-02-15T18:06:08Z-
dc.date.available2018-02-15T18:06:08Z-
dc.date.issued2018-02-15-
dc.date.submitted2017-08-25-
dc.identifier.citationBENON, Leonardo Bodstein. O estilo interpretativo de Waldir Azevedo: aspectos técnicos e expressivos. 2017. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31233-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca identificar elementos que caracterizem o estilo interpretativo de Waldir Azevedo. Waldir Azevedo foi o maior expoente do cavaquinho como compositor e como intérprete. A história do instrumento no Brasil é contada em dois períodos, antes e depois de Waldir Azevedo. O que se espera nesta pesquisa é o aprofundamento em questões relativas aos tratos sonoro e técnico por este artista, mapeando elementos que caracterizem sua sonoridade, dado que pouco se tem produzido em relação à performance de Waldir Azevedo, ao contrário dos fatores históricos e biográficos. Waldir Azevedo se tornou um marco na indústria fonográfica brasileira tanto pelo seu enorme sucesso de vendagens quanto pelas novidades dos recursos trazidos em seus fonogramas, principalmente os apresentados durante a década de 1950. Este músico é o principal responsável pela consolidação do cavaquinho solista no Brasil, elevando o status do instrumento de mero acompanhante à categoria de concertista.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO estilo interpretativo de Waldir Azevedo : aspectos técnicos e expressivospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCavaquinho - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.keywordSonoridadept_BR
dc.subject.keywordMúsica - história e críticapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to identify Waldir Azevedo 's interpretative style on the Cavaquinho. Waldir Azevedo was the greatest exponent of the cavaquinho as a composer and as an interpreter. The history of the cavaquinho in Brazil can be organized in two periods, before and after Waldir Azevedo. This research look at the technical and expressive aspects of his musical style, mapping elements that characterize his sonority. Waldir Azevedo became a milestone in the Brazilian music industry both for his huge success in recordings and for the technological breakthroughs used in his phonograms, especially those presented during the 1950s. This musician is mainly responsible for the consolidation of the cavaquinho as a solo instrument in Brazil, raising the status of the mere accompanying instrument to the category of concert soloist.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.