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2017_RafaelaGomesGueirosRodriguesdeLima.pdf8,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorKöptcke, Luciana Sepúlveda-
dc.contributor.authorLima, Rafaela Gomes Gueiros Rodrigues de-
dc.date.accessioned2018-02-07T19:44:20Z-
dc.date.available2018-02-07T19:44:20Z-
dc.date.issued2018-02-07-
dc.date.submitted2017-09-27-
dc.identifier.citationLIMA, Rafaela Gomes Gueiros Rodrigues de. Curadoria e educação: a Ciência da Informação como abordagem para construção de uma prática dialógica. 2017. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31174-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA Ciência da Informação, como campo do conhecimento e das práticas que lidam com a Organização e Recuperação da Informação, é o contexto conceitual para embasamento da presente pesquisa que visou compreender os processos que levam à associação entre Curadoria e Educação em museus para realização de projetos expositivos. A partir da identificação e descrição de ações que integram essas áreas em dois diferentes museus – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães e Museu do Homem do Nordeste –, buscou-se entender como os atores internos e externos às instituições se envolveram, bem como quais os seus papéis e práticas profissionais neste contexto. Foi usado o método de estudo de casos múltiplos para que, por meio da comparação entre eles, se conhecesse de maneira mais aprofundada ‘se’ e ‘como’ a associação entre Curadoria e Educação caracteriza as práticas expositivas nos casos estudados. Por meio da identificação e descrição dos processos de idealização, construção e execução dos projetos expositivos escolhidos, a pesquisa reflete sobre a relação entre as áreas e os profissionais; sobre os arranjos de poder e legitimidade na organização interna das instituições; e sobre a prática expositiva como agenciadora da participação do público na construção de discursos. Assim, encontrou-se que o objetivo da associação era realmente construir a narrativa institucional a partir do compartilhamento da responsabilidade sobre ela com outros atores atuantes nas exposições, especialmente com os setores educativos. São diversos os motivos dessa associação, mas ficou patente que ela acontece e que a promoção da participação do público é um deles, ainda que haja indicação de que ela não tenha primazia entre as motivações.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCuradoria e educação : a Ciência da Informação como abordagem para construção de uma prática dialógicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCuradoria - artespt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordMuseuspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The Information Science, as a field of knowledge and practices that deal with Information Organization and Retrieval, is the conceptual context for the present research that aimed to understand the processes that lead to the association between Curatorship and Education in museums for the realization of exhibition projects. From the identification and description of actions that integrate those areas in two different museums – Museu de Arte ModernaAloísioMagalhães and Museu do Homem do Nordeste –, we tried to understand how the internal and external actors of the institutions got involved, and which were their roles and Practice in this context. The multiple-case study method was used so that, by comparing them, could be possible to know more deeply 'if' and 'how' the association between Curatorship and Education characterizes the expository practices in the cases studied. Through the identification and description of the processes of idealization, construction and execution of the chosen exhibition projects, it was thought about the relation between the areas and the professionals; on the arrangements of power and legitimacy in the internal organization of the institutions; and on the expository practice as an agent of visitor participation in the construction of speeches. Thus, it was found that the purpose of the association was actually to build the institutional narrative by sharing the responsibility on it with other actors of the exhibitions, especially with the educational sectors. There are several reasons for this association, but it became clear that it happens, and that the promotion of visitor participation is one of them, although there is indication that it has no primacy between the motivations.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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