Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Menezes, Josinalva Estacio | - |
dc.contributor.author | Marçal, João Marcos Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-01T18:41:31Z | - |
dc.date.available | 2018-02-01T18:41:31Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-01 | - |
dc.date.submitted | 2017-07-24 | - |
dc.identifier.citation | MARÇAL, João Marcos Cunha. Antônio Bandeira Trajano e sua obra Arithmética Elementar Ilustrada: a aplicação do método intuitivo no ensino da matemática. 2017. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31130 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação corresponde a uma pesquisa na qual se investigou os motivos que levaram o livro Arithmetica Elementar Ilustrada de Antônio Bandeira Trajano a se tornar um “best-seller” entre os livros didáticos brasileiros. Foram estudados os aspectos políticos, sociais e educacionais que levaram a mudanças na educação brasileira nas últimas décadas do século XIX e início do século XX. Essas mudanças permitiram a mudança nas concepções sobre o livro didático que se refletiu na obra de Trajano. A Arithmetica Elementar Ilustrada foi analisada em vários aspectos e depois comparada com outros livros da época para se perceber como o método intuitivo foi utilizado na referida obra e também como sua ausência em outros livros vigentes na época permitiu que a obra de Trajano se sobressaísse sobre as demais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Antônio Bandeira Trajano e sua obra Arithmética Elementar Ilustrada : a aplicação do método intuitivo no ensino da matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aritmética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material didático | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation corresponds to a research that investigates the reasons that led the book Illustrated Elementary Arithmetica of Antonio Bandeira Trajano to become a bestseller among Brazilian textbooks. We studied the political, social and educational that led to changes in Brazilian education in the last decades of the nineteenth century and the beginning of the twentieth century. These changes allowed a change in the conceptions about the textbook that was reflected in the work of Trajano. The Illustrated Elementary Arithmetica was analyzed in several and later compared to other books of the time to see how the intuitive method was used in the electrical work and also how its absence in other books in force at the time allowed Trajano’s work to stand out as other. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|