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dc.contributor.advisorNascimento, Maria Elenita Menezes-
dc.contributor.authorSilva, Ligia Alves da-
dc.date.accessioned2018-01-31T18:42:23Z-
dc.date.available2018-01-31T18:42:23Z-
dc.date.issued2018-01-31-
dc.date.submitted2017-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Ligia Alves da. Reflexões sobre a prática turística e pedagógica na construção do processo de aprendizagem por meio do passeio escolar. 2017. 110 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31115-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa propôs a investigar como o Passeio Escolar, aliado às práticas pedagógicas, pode auxiliar educadores e educandos, no processo de construção do conhecimento. Tem-se como objetivo fazer uma reflexão sobre a prática turística realizada na escola, como suporte à aprendizagem, formando educandos aptos para o processo do conhecimento, sem delimitar a compreensão dos elementos turísticos que existem na natureza e perpassam a prática pragmatizada. Pretende-se contribuir para que, professores e alunos, se tornem parceiros na busca do conhecimento, perpassando os limites dos muros das instituições de ensino, reunir os elementos que auxiliem os professores na construção de um novo ambiente educacional, onde todos os sujeitos envolvidos, possam refletir sobre como a teoria apreendida em sala de aula pode ser utilizada na prática, durante os passeios promovidos pela escola. Com base nesta premissa a pesquisa foi realizada com professores, coordenador, diretor e educandos de uma Escola Pública da Regional de Ceilândia. A metodologia qualitativa do estudo embasada em questionários, possibilitou identificar quais são as possibilidades que o Passeio Escolar pode oferecer aos educandos, para que sua aprendizagem ocorra de maneira significativa. Foram destacadas, também, quais são as ferramentas que os educadores utilizam para agregar na prática os conteúdos que são teorizados em sala de aula. Os resultados da pesquisa mostraram que os educandos se sentem motivados quando saem do ambiente escolar, aprendendo de forma prazerosa, lúdica e participativa. Os conteúdos estudados dentro da sala de aula, tornando-se cidadãos mais críticos, e reflexivos contribuindo de forma significativa no processo educativo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReflexões sobre a prática turística e pedagógica na construção do processo de aprendizagem por meio do passeio escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordPasseio escolarpt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The research aimed to investigate how the School Walk, combined with pedagogical practices can assist educators and learners in the process of learning construction. It aims to make a reflection about the tourism in the school as a support to the learning, forming apts teachings for the knowledge process, without delimiting the understanding of the tourist elements that exist in the nature and perpassam the practical pragmatized. The aim is to contribute to teachers and students becoming partners in the search for knowledge, crossing the boundaries of the walls of educational institutions, to gather the elements that help teachers in the construction of a new educational environment, where all the subjects involved, Can reflect on how the theory learned in the classroom can be used in practice during the school promotes. Based on this premise the research was carried out with teachers, coordinator, director and students of Public School Ceilândia. The qualitative methodology of the study based on questionnaires, allowed to identify what are the possibilities that the School Walk can offer to the students, so that their learning occurs in a significant way. Also highlighted were the tools that educators use to aggregate content that is theorized in the classroom. The research results showed that learners feel motivated when they leave the school environment, learning in a pleasurable, playful and participative way, the contents studied within the classroom, becoming more critical and reflective citizens contributing significantly in the educational process.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Excelência em Turismo (CET)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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