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Título: Os desafios encontrados no acesso à informação digital por pessoas com deficiência visual
Autor(es): Bastos, Karolina Vieira da Silva
Orientador(es): Kafure Muñoz, Ivette
Coorientador(es): Raposo, Patrícia Neves
Assunto: Informação digital
Acessibilidade
Deficiência visual
Estudos de usuários
Necessidade de informação
Tecnologia assistiva
Data de publicação: 26-Jan-2018
Referência: BASTOS, Karolina Vieira da Silva. Os desafios encontrados no acesso à informação digital por pessoas com deficiência visual. 2017. 174 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa apresenta estudo sobre a interação entre a pessoa com deficiência visual e a informação no ambiente digital. O objetivo geral da pesquisa é identificar os desafios de acesso à informação enfrentados por pessoas com deficiência visual na interação com os ambientes informacionais digitais. Pesquisas nessa temática dentro do campo da Ciência da Informação como as de Caselli (2007), Corradi (2007), Malheiros (2009, 2013), Rocha (2013) e Silva (2010) têm demonstrando que os processos de geração, tratamento e disseminação da informação devem ser focados no usuário utilizando os sistemas, permitindo a criação de interfaces favoráveis ao acesso e ao uso de conteúdos informacionais digitais. O estudo é de cunho descritivo e segue a alegação de conhecimento de concepção filosófica pragmática, utilizando como abordagem metodológica o método misto, por meio do método de pesquisa levantamento com a técnica de entrevista, utilizando como instrumento o roteiro semiestruturado, para coletar dados sobre o público-alvo e suas características. Pré-testes foram realizados para aprimorar o instrumento de coleta de dados e enriquecer os objetivos pretendidos. A amostra da pesquisa foi composta por alunos que frequentam as aulas de digitação do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) e funcionários da instituição, ambos com deficiência visual, e usuários e funcionários, ambos com deficiência visual, da Biblioteca Braille Dorina Nowill. A coleta de dados foi realizada junto a 32 pessoas do CEEDV no período de 08 de maio a 27 de junho de 2017 e com 20 pessoas do público da Biblioteca Braille no período de 26 de julho a 08 de setembro de 2017. Os resultados da pesquisa mostraram que são diversificadas as necessidades da informação dos usuários estudados. Elas se modificam conforme as atividades que os usuários desenvolvem e conforme seus objetivos pessoais, não havendo diferenciação deles para usuários que não tem perda da visão, porém tornam-se mais amplas conforme a pessoa com deficiência visual precise de um atendimento próprio em relação ao acesso à informação, pois o suporte informacional e os recursos digitais utilizados para obter acesso devem ser apropriados. A inserção dos recursos digitais na vida da pessoa com deficiência visual possibilitou ter acesso a mais informações, de maneira rápida e atualizada com independência e autonomia. Por outro lado, as seguintes dificuldades de acesso também foram identificadas: falta de acessibilidade nas páginas web, falta de compatibilidade entre softwares, falta de conhecimento e experiência dos usuários no uso dos recursos digitais e da Internet; e falta de conscientização e empenho de desenvolvedores no envolvimento e consideração aos usuários com deficiência ao implementar recursos de acessibilidade. Portanto, constata-se a importância do acesso à informação digital na vida da pessoa com deficiência visual, entretanto diversas barreiras de acesso ainda são impostas, impedindo que os usuários com deficiência visual alcancem de forma plena a informação desejada, demonstrando a importância de se conhecer as suas especificidades e demandas para que a informação no ambiente digital se torne cada vez mais acessível e inclusiva.
Abstract: The rearch presents a study about the interaction between the visually impaired person and the information in the digital environment. The general objective of the research is to identify the challenges of access to information faced by people with visual impairment in the interaction with digital information environments. Researches in this area within the field of Information Science, such as those of Caselli (2007), Corradi (2007), Malheiros (2009, 2013), Rocha (2013) and Silva (2010) have demonstrated that the processes of generation, treatment and dissemination of the information must be focused in the use of the systems by the user, allowing the creation of interfaces favorable to the access and use of digital information contents. The study is descriptive and follows the claim of knowledge of pragmatic philosophical conception, using as methodological approach the mixed method, through the survey research method with the interview technique, using as instrument the semistructured script, to collect data on the target audience and its characteristics. Pre-tests were performed to improve the instrument of data collection and enrich the intended objectives. The research sample consisted of students attending the classes of the Special Education Center for the Visually Impaired (CEEDV) and staff members of the institution, both visually impaired, and users and employees of the Braille Library Dorina Nowill, both visually impaired, too. Data collection was carried out with 32 people from CEEDV from May 8 to June 27, 2017 and with 20 people from the Braille Library public from July 26 to September 8, 2017. The results of the research showed that the information needs of the studied users are diversified. They change according to the activities they develop and their personal goals, not differentiating them for users who did not have vision loss, but become broader as the visually impaired person needs their own care regarding access to information, because the informational support and digital resources used to gain access must be appropriate. The insertion of the digital resources in the life of the visually impaired person allowed them access to more information, in a fast and updated way, with independence and autonomy. On the other hand, the following access difficulties were also identified: lack of accessibility in web pages, lack of compatibility between software, lack of knowledge and experience of users in the use of digital resources and the Internet; and lack of awareness and commitment of developers in involving and considering users with disabilities when implementing accessibility features. Therefore, the importance of access to digital information in the life of the visually impaired person is verified that, however, several access barriers are still imposed, preventing visually impaired users from fully reaching the desired information, demonstrating the importance of knowing oneself their specificities and demands so that the information in the digital environment becomes increasingly accessible and inclusive.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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