Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30795
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_TrabalhoProdutivoImprodutivo.pdf74,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDuarte, Janaína Lopes do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:15:02Z-
dc.date.available2018-01-04T19:15:02Z-
dc.date.issued2017-08pt_BR
dc.identifier.citationDUARTE, Janaína Lopes do Nascimento. Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade: particularidade do trabalho docente nas federais. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 291-299, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802017000200291&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p291.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30795-
dc.description.abstractComo resultado de pesquisa bibliográfica para tese de doutorado, este texto aborda o debate contemporâneo sobre o trabalho produtivo e improdutivo, a partir das formulações marxianas, com o objetivo de estabelecer considerações para compreender o trabalho docente nas Instituições de Ensino Superior Federais. O tema sugere maior aprofundamento sobre o trabalho docente no contexto atual de novas relações entre capital-trabalho e mais-valia. Divide-se em quatro partes: trabalho produtivo e improdutivo, a partir das formulações marxianas; a forma social em que o trabalho se realiza, apontando o que é fundamental na análise; o trabalho contemporâneo no magistério superior em termos produtivos/improdutivos para o capital; e, por fim, reflexões sobre a relevância das ações coletivas de resistência como mecanismos que podem vislumbrar novos caminhos para a universidade pública e seu coletivo docente.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrabalho produtivo e improdutivo na atualidade : particularidade do trabalho docente nas federaispt_BR
dc.title.alternativeProductive and unproductive work nowadays : specificities of teaching in federal universities-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordProfessores universitáriospt_BR
dc.rights.licenseRevista Katálysis - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802017000200291&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 jan. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p291pt_BR
dc.description.abstract1As a result of bibliographic research for a doctoral dissertation, this paper addresses the contemporary debate about productive and unproductive labor, based on Marxian conceptions, with the aim of establishing considerations to understand the work of professors in Higher Education Institutions. The theme suggests greater reflection on the teaching work in the current context of new capital-labor relations and surplus value. It is divided into four parts: productive and unproductive labor, based on Marxian conceptions; the social form in which work is done, indicating what is fundamental in this analysis; contemporary work in higher education in productive/unproductive terms for the capital; and, finally, reflections on the relevance of collective actions of resistance as mechanisms that can envision new paths for public universities and their faculty.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.