http://repositorio.unb.br/handle/10482/30685
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ARTIGO_ContribuicoesLetramentoDigital.pdf | 195,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Contribuições dos letramentos digital e informacional na sociedade contemporânea |
Outros títulos: | Contributions of digital and information literacies in contemporary society |
Autor(es): | Azevedo, Isabel Cristina Michelan de Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
Assunto: | Aprendizagem Letramento digital Letramento informacional |
Data de publicação: | Mai-2017 |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
Referência: | AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Contribuições dos letramentos digital e informacional na sociedade contemporânea. Transinformação, Campinas, v. 29, n. 2, p. 163-173, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862017000200163&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892017000200004. |
Resumo: | O presente artigo discute a importância dos letramentos digital e informacional na contemporaneidade, por serem considerados processos essenciais na sociedade da aprendizagem. Em tempos líquidos, nos quais se observa o enfraquecimento dos vínculos humanos, é necessário promover a ampla formação dos sujeitos para que possam construir posicionamentos críticos, conscientes e direcionados ao bem comum. Foram analisadas práticas sociais e culturais que constituem as identidades dos indivíduos, além de algumas estratégias de ação que possibilitam aprendizagens mais significativas, com base em estudos das ciências cognitivas e das neurociências. Pesquisas mostram que os meios provocam comportamentos específicos que impactam as aprendizagens, por isso é fundamental identificar as forças que permitem aos sujeitos ir além da aquisição dos conhecimentos, tendo em vista o uso de diferentes capacidades diante dos desafios cotidianos individuais e sociais, bem como o desenvolvimento da solidariedade. |
Abstract: | The aim of the present article is to discuss the importance of digital and information literacies in contemporaneity as they are considered essential processes in the learning society. In ‘liquid times’ when one observes the weakening of human bonds, it is imperative to promote the broadening of human education so that one can build critical, conscious, and direct positions toward the common good. Social and cultural practices that constitute the identities of individuals and some action strategies that enable more meaningful learning were analyzed based on studies in cognitive science and neuroscience. Research shows that the media cause specific behaviors that impact learning and, for this reason, it is essential to identify the forces that allow subjects to go beyond the acquisition of knowledge, considering how different capacities are used to deal with the individual and social day to day challenges, as well as social development and solidarity. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Licença: | Transinformação - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862017000200163&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 7 fev. 2018. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892017000200004 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.