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Título: Porta de entrada ou porta de saída? : fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG
Outros títulos: Front door or exit door? : school failure in high school according to students and school counselors in Ribeirão das Neves, MG
Autor(es): Franceschini, Vanessa Lima Caldeira
Miranda-Ribeiro, Paula
Gomes, Marília Miranda Forte
Assunto: Desempenho escolar
Reprovação escolar
Evasão escolar
Ensino médio
Adolescentes
Data de publicação: 2017
Editora: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Referência: FRANCESCHINI, Vanessa Lima Caldeira; MIRANDA-RIBEIRO, Paula; GOMES, Marília Miranda Fortes. Porta de entrada ou porta de saída?: fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, e164208, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100143&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 fev. 2018. Epub Sep 28, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698164208.
Resumo: O objetivo deste artigo é entender as motivações para o fracasso escolar (infrequência, reprovação e abandono escolar) na primeira série do Ensino Médio e as maneiras de revertê-lo. Foram realizados grupos focais com estudantes (15 a 19 anos) e entrevistas semiestruturadas com coordenadores(as) em três escolas da Rede Estadual de Ribeirão das Neves em 2014. Os motivos para o fracasso escolar são trabalho, questões familiares (falta de acompanhamento escolar, necessidade de cuidar de irmãos, maridos, filhos), não ter dinheiro para ônibus, violência, falta de interesse nas aulas, professores ruins, uso de drogas, más companhias, bullying e ter tido reprovação anterior. Para reverter o fracasso escolar, é preciso haver ações do Estado (infraestrutura, salários melhores, programas de incentivo à permanência), da escola (professores mais bem-preparados/motivados, novas práticas de ensino, diálogo entre diretoria e estudantes), da família (acompanhamento do desempenho escolar, participação em reuniões) e do próprio aluno (dedicação, atenção nas aulas).
Abstract: The purpose of this article is to understand the motivations for school failure (infrequency, grade repetition and dropout) in the first year of high school and ways to reverse them. Data were collected in 2014, through focus groups with students of 15 to 19 years old and semi-structured interviews with counselors. School failure is due to work; family matters (no supervision of school activities; taking care of siblings, husbands, children); lack of money to pay for transportation; violence; lack of interest in classes; bad quality teachers; drug use; bad companies; bullying; and previous grade repetition. School failure could be reduced with actions by the State (better infrastructure, higher salaries, programs to keep teens at school), the school (motivated teachers, new ways of teaching, more dialogue between directors and students), the family (supervision of school activities, participation in parent-teacher meetings), and the student (more dedication, attention during class).
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) – Campus UnB Gama
Licença: Educação em Revista - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100143&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698164208
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