Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Ribeiro, Camila de Brito | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Daniele Nunes Henrique | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-04T19:14:15Z | - |
dc.date.available | 2018-01-04T19:14:15Z | - |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Camila Brito; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Trajetórias escolares de surdos: entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 33, e3339, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100307&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 fev. 2018. Epub Oct 16, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30645 | - |
dc.description.abstract | Caracterizada por uma variedade de estratégias de ensino, a experiência dos surdos na escola tem sido marcada por fracasso e evasão escolar. Assim, propomos refletir sobre os processos de escolarização desses sujeitos. Os dados foram coletados em sessões clínicas, estruturadas por equipe profissional multidisciplinar (pedagogo, psicóloga e intérprete), com um grupo de quatro surdos. As narrativas analisadas detiveram-se nas práticas pedagógicas, apontando três eixos de análise: (a) o papel da língua no processo de ensino-aprendizagem, (b) a atuação do intérprete de língua de sinais em sala de aula e (c) dificuldades decorrentes da aprendizagem baseada exclusivamente na escrita e na oralidade. Conclui-se pela importância de pensar o processo de inclusão do surdo a partir do respeito à sua condição bilíngue. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural | pt_BR |
dc.title.alternative | School trajectories of the deaf : between teaching practices and bicultural development processes | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação intercultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia do desenvolvimento | pt_BR |
dc.rights.license | Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100307&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2018. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Characterized by a variety of teaching strategies, the life of the deaf at school has been marked by failure and dropout. Thus, we propose to reflect about the schooling processes of deaf children and adolescents. The data were collected in clinical sessions, structured by a multidisciplinary professional group (a pedagogue, a psychologist and an interpreter), with a group of four deaf people. The narratives of these subjects were focused on pedagogical practices, indicating three categories of analysis: (a) the role of language in the teaching-learning process; (b) the role of the interpreter of sign language in the classroom; and (c) difficulties arising from learning based exclusively on writing and orality. We conclude that it is important to consider the process of inclusion of the deaf based on their bilingual condition. | - |
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