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ARTIGO_TrajetoriasEscolaresSurdos.pdf423,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Camila de Britopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Daniele Nunes Henriquept_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:14:15Z-
dc.date.available2018-01-04T19:14:15Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Camila Brito; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Trajetórias escolares de surdos: entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 33, e3339, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100307&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 fev. 2018. Epub Oct 16, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30645-
dc.description.abstractCaracterizada por uma variedade de estratégias de ensino, a experiência dos surdos na escola tem sido marcada por fracasso e evasão escolar. Assim, propomos refletir sobre os processos de escolarização desses sujeitos. Os dados foram coletados em sessões clínicas, estruturadas por equipe profissional multidisciplinar (pedagogo, psicóloga e intérprete), com um grupo de quatro surdos. As narrativas analisadas detiveram-se nas práticas pedagógicas, apontando três eixos de análise: (a) o papel da língua no processo de ensino-aprendizagem, (b) a atuação do intérprete de língua de sinais em sala de aula e (c) dificuldades decorrentes da aprendizagem baseada exclusivamente na escrita e na oralidade. Conclui-se pela importância de pensar o processo de inclusão do surdo a partir do respeito à sua condição bilíngue.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento biculturalpt_BR
dc.title.alternativeSchool trajectories of the deaf : between teaching practices and bicultural development processes-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSurdospt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordComunicação interculturalpt_BR
dc.subject.keywordPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100307&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339pt_BR
dc.description.abstract1Characterized by a variety of teaching strategies, the life of the deaf at school has been marked by failure and dropout. Thus, we propose to reflect about the schooling processes of deaf children and adolescents. The data were collected in clinical sessions, structured by a multidisciplinary professional group (a pedagogue, a psychologist and an interpreter), with a group of four deaf people. The narratives of these subjects were focused on pedagogical practices, indicating three categories of analysis: (a) the role of language in the teaching-learning process; (b) the role of the interpreter of sign language in the classroom; and (c) difficulties arising from learning based exclusively on writing and orality. We conclude that it is important to consider the process of inclusion of the deaf based on their bilingual condition.-
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