Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30473
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_AnaliseSituacaoFinanceira.pdf443,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Carlos Henrique Marques dapt_BR
dc.contributor.authorSousa, Robert Ramon de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorCampos, Nilo de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:19:30Z-
dc.date.available2017-12-07T05:19:30Z-
dc.date.issued2016-09pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Carlos Henrique Marques da; SOUSA, Robert Ramon de Carvalho; CAMPOS, Nilo de Souza. Uma análise da situação financeira da indústria brasileira de aviação civil. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 10, n. 3, p. 35-39, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000300035&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v10n3a7.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30473-
dc.description.abstractA indústria brasileira de aviação civil tem voado baixo. O setor apresentou repetidos desempenhos financeiros negativos em 2011, 2012 e 2013, resultando em nível de endividamento médio muito acima do patrimônio líquido. Este estado de coisas não pode ser mantido, sob pena do setor ir à falência. A falência de companhias líderes do setor decerto trará graves consequências para a economia nacional. Este artigo estima a Demonstração do Resultado do Exercício de 2014 do setor. Há que ser dito que os demonstrativos financeiros de 2014 ainda não estão disponíveis. O método usado foi o de simulação de cenários, com o emprego de software específico de simulação Monte Carlo. A variável de risco foi a receita de passagens e a ela foi associada uma distribuição de probabilidade triangular. Os resultados simulados não são encorajadores. A probabilidade de o lucro líquido setorial ser negativo em 2014 é de aproximadamente 40%. Pode-se dizer que o setor balança no abismo da falência. Os resultados desta pesquisa servem de alerta para as autoridades responsáveis pelo controle e acompanhamento das atividades do setor de aviação civil do Brasil.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Planejamento dos Transportespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma análise da situação financeira da indústria brasileira de aviação civilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAviaçãopt_BR
dc.subject.keywordDanospt_BR
dc.subject.keywordSimulação de Monte Carlopt_BR
dc.subject.keywordFalênciapt_BR
dc.rights.licenseJournal of Transport Literature - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000300035&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 dez. 2017.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v10n3a7pt_BR
dc.description.abstract1Brazil's civil aviation industry has flown down. The sector had repeated negative financial performance in 2011, 2012 and 2013, resulting in average debt levels far above the equity. This state of affairs can not be maintained, otherwise the industry go bankrupt. The failure of industry-leading companies certainly will have grave consequences for the national economy. This article estimates the 2014 the Income Statement in the industry. It must be said that the 2014 financial statements are not yet available. The method used was the simulation scenarios, with the use of specific software for Monte Carlo simulation. The risk variable was the air ticket revenue and we assigned a triangular probability distribution for such risk variable. The simulated results are not encouraging. The probability of the industry net income to be negative in 2014 is approximately 40%. It can be said that the sector balance the abyss of bankruptcy. These results serve as a warning to the authorities responsible for controlling and monitoring the activities of the civil aviation sector in Brazil.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.