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dc.contributor.authorMeneguin, Ana Marusia Pinheiro Limapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:18:57Z-
dc.date.available2017-12-07T05:18:57Z-
dc.date.issued2016-01pt_BR
dc.identifier.citationMENEGUIN, Ana Marusia Pinheiro Lima. Entre o acelerador e o freio: o motorista no discurso publicitário. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 111-138, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000100111&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201617. ______________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationMENEGUIN, Ana Marusia Pinheiro Lima. Between the accelerator and the brake: the car driver in the discourse of Advertising. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 111-138, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000100111&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 fev. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201617.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30404-
dc.description.abstractEste artigo objetiva identificar elementos recorrentes do discurso da Publicidade na composição do imaginário sobre o trânsito, destacando o motorista de automóvel como destinatário preferencial, tanto de campanhas mercadológicas quanto da Propaganda social. Com o suporte teórico e metodológico da Análise do Discurso Francesa, traça-se um comparativo entre diversas peças publicitárias veiculadas a partir de 1990. Os efeitos de sentido são evidenciados a ponto de se questionar a escolha da abordagem e da própria Propaganda como ferramenta de mudança comportamental num país onde o automóvel, mais que um objeto de desejo do indivíduo, é um objeto de desejo do Estado. Ao final, vislumbram-se algumas perspectivas sobre a segurança no trânsito.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherSociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre o acelerador e o freio : o motorista no discurso publicitáriopt_BR
dc.title.alternativeBetween the accelerator and the brake : the car driver in the discourse of Advertising-
dc.title.alternativeEntre el acelerador y el freno : el conductor del coche en el discurso publicitario-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPublicidadept_BR
dc.subject.keywordPropaganda socialpt_BR
dc.subject.keywordTrânsitopt_BR
dc.subject.keywordAnálise do discursopt_BR
dc.subject.keywordImagináriopt_BR
dc.rights.licenseIntercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000100111&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 dez. 2017.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201617pt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to identify the recurrent elements in the discourse of Advertising in the composition of the imagery on road traffic, highlighting the car driver as the preferential addressee, in both commercial and social campaigns. With the theoretical and methodological support of the French Discourse Analysis, it compares several advertisements aired from 1990. The meaning-effects are evidenced to the extent that it turn into questionable the choice of the approach and the very Advertising as instrument for change in behavior, in a country where the car, more than an object of desire of individuals, is an object of desire of the State. At the end, some perspectives on road traffic safety are presented.-
dc.description.abstract2Este artículo tiene como objetivo identificar los elementos recurrentes del discurso publicitario en la composición del imaginario del tráfico, destacando el conductor del coche como el destinatario preferido de ambas campañas comerciales y sociales. Con el apoyo teórico y metodológico del Análisis del Discurso Francés, es realizada una comparación entre varios anuncios veiculados desde 1990. Los efectos de sentido se muestran a punto de se cuestionar la elección del enfoque y de la propia Propaganda como herramienta para el cambio de comportamiento en un país donde el automóvil, más que un objeto del deseo del individuo, es un objeto del deseo del Estado. Por último, se vislumbran algunas perspectivas sobre la seguridad vial.-
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