Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Lopes, Juliana Crespo | pt_BR |
dc.contributor.author | Pulino, Lucia Helena Cavasin Zabotto | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbato, Mariana | pt_BR |
dc.contributor.author | Pedroza, Regina Lucia Sucupira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T05:18:48Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T05:18:48Z | - |
dc.date.issued | 2016-07 | pt_BR |
dc.identifier.citation | LOPES, Juliana Crespo et al. Construções coletivas em educação do campo inclusiva: reflexões sobre uma experiência na formação de professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 607-623, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000300607&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 dez. 2017. Epub Apr 01, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016144743. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30368 | - |
dc.description.abstract | A educação do campo é resultado de um processo de transformação de valores e práticas na sociedade civil na forma de política do movimento social do campo. Neste artigo, exploramos a proposta de uma educação do campo inclusiva através de uma pesquisa realizada em um curso de formação de professores sobre o tema. A educação do campo se apresenta como um espaço aberto para trabalhar ideias sobre educação inclusiva, uma vez que pauta suas práticas em uma educação que saia dos moldes tradicionais e que valorize os sujeitos envolvidos. O trabalho de formação de professores realizado foi pautado em práticas reflexivas sobre o tema, em quatro encontros para uma pesquisa de mestrado de uma das autoras. Para este artigo, optamos por analisar as discussões e falas que emergiram durante o segundo encontro, uma vez que este foi o início do processo de construção de um espaço reflexivo aberto a possibilidades. A reflexão de futuros educadores sobre as questões com as quais irão lidar em sala de aula apareceu como um ponto bastante interessante para que seja realizada uma construção coletiva em cursos de licenciatura em educação do campo e se elabore uma possibilidade real e contextualizada de uma educação do campo inclusiva. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas reflexivas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.rights.license | Educação e Pesquisa - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000300607&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 dez. 2017. | - |
dc.title.other | Collective construction of rural inclusive education : reflections on an experience in teacher education | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016144743 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Rural education is the result of the transformation of values and practices in civil society presented as a policy of the rural social movement. In this paper, we explore the proposal of inclusive rural education based on a study conducted in a teacher education course on that topic. Rural education is an open space to work on inclusive education ideas, since its practices are guided by a non-traditional model of education that values the subjects involved in the process. This teacher education work was guided by reflection on the topic in four meetings conducted for the Master’s research of one of the authors. In this article, we analyze the discussions and discourses of the second meeting, since it was the beginning of the construction of a reflective space open to possibilities. The reflection of future educators on issues that they will deal with in classroom appeared as a very interesting point for collective construction in undergraduate courses in rural education and for a real and contextualized possibility of inclusive rural education. | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|