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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPiola, Sérgio Franciscopt_BR
dc.contributor.authorFrança, José Rivaldo Mello dept_BR
dc.contributor.authorNunes, Andrépt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:18:36Z-
dc.date.available2017-12-07T05:18:36Z-
dc.date.issued2016-02pt_BR
dc.identifier.citationPIOLA, Sérgio Francisco; FRANÇA, José Rivaldo Mello de; NUNES, André. Os efeitos da Emenda Constitucional 29 na alocação regional dos gastos públicos no Sistema Único de Saúde no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 411-422, fev. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000200411&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015212.10402015. _____________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationPIOLA, Sérgio Francisco; FRANÇA, José Rivaldo Mello de; NUNES, André. The effects of Constitutional Amendment 29 on the regional allocation of public funds for the National Health Service in Brazil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 411-422, fev. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000200411&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 3 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015212.10402015.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30291-
dc.description.abstractEste artigo analisa os efeitos da Emenda Constitucional 29 no financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no período 2000 a 2010. Procurou-se analisar o comportamento dos recursos alocados pelas três instâncias de governo, a participação relativa de cada esfera, tanto em termos globais como por região fisiográfica e, em especial, as possíveis repercussões da aplicação da Emenda na alocação regional de recursos para o SUS. Os resultados encontrados demonstram: crescimento importante dos recursos aplicados pelas três esferas de governo no período, aumento real de 112 % no gasto consolidado total e 89% no gasto per capita das três esferas e, ainda, aumento da participação relativa de Estados, Distrito Federal e Municípios no financiamento do sistema. Contudo, apesar do aumento na aplicação de recursos, as desigualdades regionais, em termos de gasto per capita, praticamente não se alteraram.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletivapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs efeitos da Emenda Constitucional 29 na alocação regional dos gastos públicos no Sistema Único de Saúde no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe effects of Constitutional Amendment 29 on the regional allocation of public funds for the National Health Service in Brazil-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSaúde públicapt_BR
dc.subject.keywordDespesa públicapt_BR
dc.subject.keywordFinanciamentopt_BR
dc.rights.licenseCiência & Saúde Coletiva - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000200411&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 3 jan. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015212.10402015pt_BR
dc.description.abstract1This article analyzes the effects of Constitutional Amendment 29 in financing the Brazilian National Health Service, SUS, between 2000 and 2010. The aim was to analyze how the resources that were allocated by the three spheres of government were used on a general basis and in specific regions. Analysis was also conducted on the possible repercussions of the Amendment in the allocation of finances for SUS. The results showed: an important increase in the designated resources that were used by the three spheres of government during the aforementioned period. There was an increase in real terms of 112% in consolidated spending and an 89% increase in spending per capita by the three spheres. There was also more participation from the States, the Federal District and the Municipalities in financing the system. However, in spite of the increase in the use of financial resources, regional inequalities, in relation to spending per capita, remained practically unchanged.-
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