Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30256
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MusicListeningAnxiety.pdf590,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_AudicionMusicalAlivio.pdf620,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_AudicaoMusicalAlivio.pdf612,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFranzoi, Mariana André Honoratopt_BR
dc.contributor.authorGoulart, Cristina Bretaspt_BR
dc.contributor.authorLara, Elizabete Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Giselept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:18:30Z-
dc.date.available2017-12-07T05:18:30Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationFRANZOI, Mariana André Honorato et al. Music listening for anxiety relief in children in the preoperative period: a randomized clinical trial. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 24, e2841, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692016000100444&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. Epub Dec 19, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1121.2841. _______________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationFRANZOI, Mariana André Honorato et al. Audição musical para alívio da ansiedade em crianças no pré-operatório: ensaio clínico randomizado. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 24, e2841, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692016000100444&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. Epub Dec 19, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1121.2841. _______________________________________________________________________________________________________________________________-
dc.identifier.citationFRANZOI, Mariana André Honorato et al. Audición musical para alivio de la ansiedad en niños en el preoperatorio: ensayo clínico aleatorizado. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 24, e2841, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692016000100444&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. Epub Dec 19, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1121.2841.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30256-
dc.description.abstractObjetivo: investigar os efeitos da audição musical, por 15 minutos, nos níveis de ansiedade pré-operatória de crianças submetidas a cirurgias eletivas em comparação ao cuidado convencional de uma clínica cirúrgica pediátrica. Método: estudo piloto do tipo ensaio clínico controlado randomizado realizado com 52 crianças no período pré-operatório, de 3 a 12 anos, submetidas a cirurgias eletivas e alocadas aleatoriamente para o grupo experimental (n = 26) e grupo controle (n = 26). A ansiedade foi avaliada em ambos os grupos, por meio da Escala de Ansiedade Pré-operatória de Yale modificada e pela mensuração das dimensões fisiológicas, na chegada e 15 minutos após a primeira mensuração. Resultados: houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos em relação à ansiedade pré-operatória somente na dimensão fisiológica, pois a frequência respiratória de pré-escolares do grupo experimental reduziu na segunda mensuração se comparada ao grupo controle (p = 0,0453). O grupo experimental apresentou redução estatisticamente significativa dos escores de ansiedade após 15 minutos de audição musical (p = 0,0441), especificamente em relação aos domínios comportamentais de atividade, vocalização, expressão emocional e estado de despertar aparente. Conclusão: a audição musical apresenta-se como uma potencial intervenção de enfermagem para o alívio da ansiedade pré-operatória da criança em situação cirúrgica. RBR-7mcr59.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isopt-
dc.language.isoes-
dc.publisherEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMusic listening for anxiety relief in children in the preoperative period : a randomized clinical trialpt_BR
dc.title.alternativeAudição musical para alívio da ansiedade em crianças no pré-operatório : ensaio clínico randomizado-
dc.title.alternativeAudición musical para alivio de la ansiedad en niños en el preoperatorio : ensayo clínico aleatorizado-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem pediátricapt_BR
dc.subject.keywordProcedimentos cirúrgicospt_BR
dc.subject.keywordAnsiedadept_BR
dc.subject.keywordMúsicapt_BR
dc.rights.licenseRevista Latino-Americana de Enfermagem - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010411692016000100444&lng=en&nrm=iso&tlng=en&ORIGINALLANG=en. Acesso em: 1 mar. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1121.2841pt_BR
dc.description.abstract1Objective: to investigate the effects of music listening, for 15 minutes, on the preoperative anxiety levels in children undergoing elective surgery in comparison with conventional pediatric surgical care. Method: randomized controlled clinical trial pilot study with 52 children in the preoperative period, aged 3 to 12 years, undergoing elective surgery and randomly allocated in the experimental group (n = 26) and control group (n = 26). Anxiety was assessed in both groups by the application of the modified Yale Preoperative Anxiety Scale and measurement of the physiological variables, upon arrival and 15 minutes after the first measurement. Results: there was a statistically significant difference in preoperative anxiety between the two groups only in relation to the physiological variable, since the respiratory rate of preschool children in the experimental group reduced in the second measurement compared to the control group (p = 0.0453). The experimental group showed a statistically significant reduction in anxiety levels after 15 minutes of music listening (p = 0.0441), specifically with regard to the behavioral domains of activity, vocalization, emotional expression and apparent awakening state. Conclusion: music listening emerges as a potential nursing intervention for relief of preoperative anxiety in children undergoing surgical procedures. RBR-7mcr59.-
dc.description.abstract2Objetivo: investigar los efectos de la audición musical, durante 15 minutos, en los niveles de ansiedad preoperatoria de niños sometidos a cirugías electivas, comparándolos con el cuidado convencional de una clínica quirúrgica pediátrica. Método: estudio piloto del tipo ensayo clínico, controlado aleatorizado, realizado con 52 niños en el período preoperatorio, de 3 a 12 años, sometidos a cirugías electivas y asignados aleatoriamente para el grupo experimental (n = 26) y grupo control (n = 26). La ansiedad fue evaluada en ambos grupos, por medio de la Escala de Ansiedad Preoperatoria de Yale modificada y por la medición de las dimensiones fisiológicas, al llegar y 15 minutos después de la primera medición. Resultados: hubo diferencia estadísticamente significativa entre los grupos en relación a la ansiedad preoperatoria solamente en la dimensión fisiológica, ya que la frecuencia respiratoria de preescolares del grupo experimental se redujo en la segunda medición si comparada al grupo control (p = 0,0453). El grupo experimental presentó reducción estadísticamente significativa de los puntajes de ansiedad después de 15 minutos de audición musical (p = 0,0441), específicamente en relación a los dominios comportamentales de actividad, vocalización, expresión emocional y estado de despertar aparente. Conclusión: la audición musical se presenta como una potencial intervención de enfermería para el alivio de la ansiedad preoperatoria del niño en situación quirúrgica. RBR-7mcr59.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.