Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Hanna, Elenice Seixas | pt_BR |
dc.contributor.author | Huber, Erick Rôso | pt_BR |
dc.contributor.author | Natalino, Paula Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T05:17:48Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T05:17:48Z | - |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.citation | HANNA, Elenice S; HUBER, Erick Rôso; NATALINO, Paula Carvalho. Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne25, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25. ______________________________________________________________________________________________________________________________________ | pt_BR |
dc.identifier.citation | HANNA, Elenice S; HUBER, Erick Rôso; NATALINO, Paula Carvalho. Learning rudiments of music reading with cumulative and noncumulative teaching of conditional relations. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne25, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30130 | - |
dc.description.abstract | O estudo avaliou o efeito de treino cumulativo de relações condicionais sobre a aprendizagem de rudimentos de leitura musical. Os estímulos foram sequências de notas nas modalidades: sonora (A), notação em clave de sol (B) e figura de teclado (C). Cinco estudantes universitários realizaram a Condição Não Cumulativa, composta por treinos AB e BC e testes, com dois exemplares diferentes em cada fase experimental. Na Condição Cumulativa, outros cinco participantes aprenderam as relações condicionais com os exemplares da Fase 2 acumulados aos da Fase 1. A Condição Cumulativa mostrou a manutenção de um número significativamente maior de relações AB, desempenhos superiores nos testes de formação de classes de estímulos equivalentes e escores mais elevados de leitura recombinativa do que a Condição Não Cumulativa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.language.iso | en | - |
dc.publisher | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning rudiments of music reading with cumulative and noncumulative teaching of conditional relations | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações condicionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura recombinativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.rights.license | Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study investigated the effects of cumulative training of conditional relations on learning rudiments of musical reading. The stimuli were sequences of notes in three modalities: sound (A); treble clef pentagram (B); and picture of keyboard (C). Five undergraduates were exposed to the Noncumulative Condition, which consisted of training AB and BC and testing, using different stimuli in each experimental phase. For the other five participants of Cumulative Condition, stimuli trained in Phase 1 were revised in the training of Phase 2. The Cumulative Condition showed maintenance of a larger number of AB relations, higher performances in tests of equivalence stimulus classes and higher scores of recombinative reading than Noncumulative Condition. | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|