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Título: Contribuições de estudos de caso para o avanço do conhecimento sobre superdotação
Outros títulos: Contributions case studies for the advancement of knowledge on giftedness
Contribuciones de estudios de caso para el avance del conocimiento sobre superdotación
Autor(es): Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Assunto: Estudo de caso
Superdotados
Talentos
Data de publicação: Set-2015
Editora: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Referência: ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Contribuições de estudos de caso para o avanço do conhecimento sobre superdotação. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 19, n. 3, p. 427-434, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300427&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193830.
Resumo: Muitos foram os avanços na compreensão das distintas facetas da superdotação. Estes avanços resultaram de pesquisas, utilizando-se numerosas metodologias. Entretanto, constata-se um número muitíssimo reduzido de estudos de caso publicados, apesar de sua adequação para investigação de indivíduos com desempenho ou habilidades excepcionais. Ademais, múltiplos estudos de caso de um grupo diferenciado permitem desenvolver teorias para explicar o fenômeno, em sua complexidade e riqueza. Para ilustrar possíveis contribuições desses estudos, são apresentadas duas pesquisas, reconhecidas por expandirem o conhecimento da área. A primeira, desenvolvida por Feldman com uma amostra de crianças prodígios, que redundou na proposição da teoria da co-incidência. A segunda, realizada por Reis, com mulheres eminentes, que resultou na construção da teoria do desenvolvimento do talento feminino. A primeira teoria inclui distintos fatores que se associam ao surgimento de prodígios e a segunda, às condições que possibilitam realizações excepcionais em mulheres, elementos esses anteriormente pouco conhecidos.
Abstract: There have been many advances in the understanding of the different facets of giftedness. These advances have resulted from research using numerous methods. However, there has been a greatly reduced number of published case studies, despite its suitability for investigation of individuals with exceptional abilities or performance. In addition, multiple case studies from a different group allow developing theories to explain the phenomenon in its complexity and richness. To illustrate this, two investigations are presented, they also are, broadly recognized for having expanded the knowledge of the area. The first, developed by Feldman with a sample of child prodigies, which resulted in the proposition of the theory of co-incidence. The second, developed by Reis, with eminent women, which resulted in the construction of the theory of female talent development. The first theory includes different factors associated to the emergence of wonders and the second, the conditions that enable exceptional achievements in women, these previously little known elements.
Resumen: Muchos han sido los avances en la comprensión de las distintas facetas de la superdotación. Estos avances resultaron de investigaciones, utilizándose numerosas metodologías. Sin embargo, se percibe un número muchísimo reducido de estudios de caso publicados, pese su adecuación para investigación de individuos con desempeño o habilidades excepcionales. Además, múltiples estudios de caso de un grupo diferenciado permiten desarrollar teorías para explicar el fenómeno, en su complexidad y riqueza. Para ilustrar posibles contribuciones de esos estudios, son presentadas dos investigaciones, reconocidas por expandir el conocimiento del área. La primera, desarrollada por Feldman con una muestra de niños prodigios, que resultó en la proposición de la teoría de la co-incidencia. La segunda, realizada por Reis, con mujeres eminentes, que resultó en la construcción de la teoría del desarrollo del talento femenino. La primera teoría incluye distintos factores que se asocian al surgimiento de prodigios y la segunda, a las condiciones que posibilitan realizaciones excepcionales en mujeres, elementos esos anteriormente poco conocidos.
Licença: Psicologia Escolar e Educacional - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300427&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 abr. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193830
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