Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29667
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ EfeitosProgramaCriatividade.pdf418,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Fernanda do Carmo Gonçalves dospt_BR
dc.contributor.authorFleith, Denise de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:12:04Z-
dc.date.available2017-12-07T05:12:04Z-
dc.date.issued2015-10pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Fernanda do Carmo Gonçalves dos; FLEITH, Denise de Souza. Efeitos de um programa de criatividade para professoras em alunos do ensino fundamental. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 32, n. 4, p. 755-766, out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400755&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29667-
dc.description.abstractEste estudo, com delineamento quase-experimental, objetivou investigar os efeitos, a curto e médio prazo, de um programa de criatividade para professoras. Foram analisados a criatividade, o autoconceito, a motivação para aprender e a percepção de clima para criatividade em sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental. Participaram 119 crianças, sendo 71 do grupo de tratamento e 48 do grupo controle, e 5 professoras, dentre as quais 3 foram treinadas. Foram utilizados o Teste Torrance de Pensamento Criativo e as Escalas de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental, Autoconceito Infanto-Juvenil e Percepção de Clima para Criatividade em Sala de Aula. Os resultados indicaram ganhos nos escores de criativdade e percepção do clima para a criatividade a curto e médio prazo, de autoconceito global e familiar a médio prazo, e de motivação intrínseca a curto prazo a alunos das professoras treinadas. Conclui-se que é viável e eficaz implementar programas de criatividade no contexto escolar.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfeitos de um programa de criatividade para professoras em alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeEffects of a creativity training program for teachers on elementary school students-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAutoconceitopt_BR
dc.subject.keywordCriatividade (Educação)pt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordMotivaçãopt_BR
dc.subject.keywordTreinamentopt_BR
dc.rights.licenseEstudos de Psicologia (Campinas) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400755&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400018pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this quasi-experimental study was to investigate short and medium-term effects of a creative program for teachers. Creative ability, self-concept, motivation to learn, and perception of the classroom climate for creativity were assessed in 3rd grade students. The participants included 119 children, among which 71 composed the treatment group, 48 composed the controle group, and 5 were teachers (among whom, 3 were trained). The following instruments were used: the Torrance Test of Creative Thinking, the Scale for Evaluation of Motivation to Learn for Elementary School Students, the Self-concept Scale for Children and Youth, and the Classroom Environment for Creativity Scale.The results indicated higher ratings of: creative ability and perception of classroom climate for creativity in the short and medium run, global and family self-concept in the medium run; and intrinsic motivation in the short run in the trained teachers' students. It was concluded that the implementation of creativity programs in the school context is viable and effective.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.