Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Zimmermann, Erika | - |
dc.contributor.author | Carlos, Jairo Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2010-01-06T01:20:01Z | - |
dc.date.available | 2010-01-06T01:20:01Z | - |
dc.date.issued | 2007-01 | - |
dc.date.submitted | 2007-01 | - |
dc.identifier.citation | CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no ensino médio: desafios e potencialidades. 2007. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2961 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2007. | en |
dc.description.abstract | Esse trabalho é dedicado ao estudo da interdisciplinaridade no ensino médio. O processo de pesquisa começa com uma revisão bibliográfica do tema, com a intenção de identificar o conjunto de conceitos mais comuns na literatura, que constituirá o referencial teórico. Com o objetivo de examinar as concepções de interdisciplinaridade dos professores e como esse tipo de abordagem poderia ser implementada na escola, foi aplicado um questionário a um grupo de professores do período noturno de uma escola pública do Distrito Federal. O conjunto desses dados, associados a informações sobre a organização pedagógica e administrativa da escola pesquisada, permite a definição do contexto escolar que serve de referência para uma discussão das dificuldades e barreiras a serem enfrentadas pela escola na busca pela interdisciplinaridade, além de, a partir do referencial teórico e do conhecimento do contexto da escola pesquisada e da percepção que os professores têm de toda a situação, apontar possíveis caminhos e soluções. A partir dos documentos coletados na escola e de documentos oficiais do Ministério da Educação, realizou-se uma pesquisa documental e, assim, foi feita uma análise de conteúdo, tanto das respostas dos professores aos questionários quanto dos documentos. Para dar mais sentido à nossa pesquisa, encerramos o presente trabalho propondo um conjunto de ações a serem tomadas visando à tentativa de se estabelecer progressivamente uma nova dinâmica pedagógica em que a interdisciplinaridade não seja meramente um fim, mas um meio para se atingir os objetivos educacionais de interesse para a escola pesquisada. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | This work is dedicated to the study of the interdisciplinarity in high schools. The research process starts with a bibliographical revision of the subject, with the intention to identify the set of more common concepts in the literature, that will constitute the theoretical referencial. Beyond the bibliographical revision, the research counted on the application of questionnaire for a group of teachers of the nocturnal period of a public school of the Distrito Federal. The objective of such questionnaire was to inquire the conceptions of interdisciplinarity of the teachers and as such this approach could be implemented in the school, although all the difficulties. The set of these data, associated with the information on the pedagogical and administrative organization of the searched school, will allow the definition of a particular frame to school context that will serve of reference to argue the difficulties and barriers to be faced for the school in the search for the interdisciplinarity. The set of data allow us to point possible ways and solutions from the theoretical referencial and of the knowledge of the context of the searched school and from the perception that the teachers have of all the situation. The methodology used in the research was the documental analysis, because the documents was an widely used resource in this work. In respect to the method used in the analysis of the data gotten in this research, we opt to the analysis of content, because it’s one technique that makes possible a systematic and organized treatment of the data and its distribution in well defined categories. To give more sense to our research, we lock up the present work considering a set of action to be taken with the goal to establish gradually a new pedagogical dynamics where the interdisciplinarity is not mere an end, but a way to reach the educational objectives of interest for the searched school. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Interdisciplinaridade no ensino médio : desafios e potencialidades | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | en |
dc.subject.keyword | Ensino secundário - Distrito Federal (Brasil) | en |
dc.subject.keyword | Educação | - |
dc.location.country | BRA | en |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|