Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2939
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_MilianeNogueiraMagalhaesBenicio.PDF2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBortoni-Ricardo, Stella Maris-
dc.contributor.authorBenício, Miliane Nogueira Magalhães-
dc.date.accessioned2010-01-05T18:22:29Z-
dc.date.available2010-01-05T18:22:29Z-
dc.date.issued2010-01-05-
dc.date.submitted2007-
dc.identifier.citationBENÍCIO, Miliane Nogueira Magalhães. Escrita e processos de letramento : construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas. 2007. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2939-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.en
dc.description.abstractAnalisa, no processo de letramento, a construção de inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas para o adulto, considerando-se o letramento como prática social e os conhecimentos lingüísticos necessários para o letramento e a alfabetização. A pesquisa foi desenvolvida levando em conta princípios da Etnografia Educacional Colaborativa. O estudo de caso foi realizado no contexto rural, da chácara Boa Esperança, no município de Itapuranga, interior do Estado de Goiás e teve como locus de pesquisa uma ação pedagógica de intervenção em prol do letramento de um adulto de 63 anos de idade. Na pesquisa identificamos e analisamos como os conhecimentos prévios e o contexto cultural de uso da escrita favorecem a construção do conhecimento sistematizado da língua escrita. Com este estudo esperamos mostrar que a escrita não é um objeto constituído de códigos secretos de difícil acesso para o aprendiz adulto. Mas, sim, que o adulto, por já ter construído estratégias de inserção na cultura letrada como trabalhador e como consumidor, já construiu também conhecimentos sobre essa linguagem que, se considerados na relação pedagógica, podem representar o "pulo do gato" para a sua efetiva transição para o mundo letrado. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work analyses the relationship between school literacy and social literacy practices for an adult that is learning to read and write and for the researcher that is learning how to become a literacy educator. The linguistic knowledge which is necessary for the acquisition of literacy is taken in consideration. The research was carried out according to the principles of the educational, collaborative ethnography, particularly for data generation. The research locus for the case study was a small farm located in the county of Itapuranga, in the state of Goiás, hinterland Brazil. The research procedures were basically the pedagogical action to teach an adult man to read and write and they focused on the influence of previous knowledge and of the cultural context on the process of writing and on the acquisition of school literacy. This study shows that writing is not an object full of secret codes unavailable to an adult literacy learner. On the contrary: having developed strategies for his insertion in the literacy culture, as a worker and as a consumer, the adult learner has also acquired information about the written language, which can be very useful for his effective transition to the literate world.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEscrita e processos de letramento : construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradasen
dc.title.alternativeWriting and other literacy processes : building the relationship between school literacy and social literacy practicesen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.subject.keywordConhecimento sistematizadoen
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultosen
dc.subject.keywordAlfabetização de jovens e adultosen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.