Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29273
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_MovimentosSurdosFundamentos.pdf481,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Sandra Patrícia de Faria dopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Messias Ramospt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:07:27Z-
dc.date.available2017-12-07T05:07:27Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Sandra Patrícia de Faria do; COSTA, Messias Ramos. Movimentos surdos e os fundamentos e metas da escola bilíngue de surdos: contribuições ao debate institucional. Educar em Revista, Curitiba, n. spe-2, p. 159-178, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.37021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000600012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29273-
dc.description.abstractNesse artigo, a trajetória percorrida pela comunidade surda de Brasília para a implantação da Primeira Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português-Escrito do Distrito Federal agrega-se à apresentação de uma abordagem geral e histórica do conceito buscado pelo Movimento Nacional em favor da Cultura e Educação de Surdos para as Escolas Bilíngues. Esse artigo apresenta também metas, princípios e diretrizes dessas Escolas Bilíngues, fundamentados nos estudos acadêmicos em crescente expansão nos programas de pós-graduação das universidades brasileiras, nas experiências dos alunos surdos matriculados em um sistema educacional fadado ao fracasso escolar, nas experiências dos profissionais da educação envolvidos em pesquisas que levam à melhoria da qualidade do ensino oferecido e na legislação que, timidamente, começa a absorver o paradigma educacional eleito pela comunidade surda para a construção das Escolas Bilíngues de Surdos em todo o território nacional. A partir das perspectivas lançadas nesse contexto, as primeiras instituições criadas como Escolas Bilíngues de Surdos podem ser modelos para a criação, melhoria e ampliação de Escolas Bilíngues de Surdos, das já existentes e das iminentes nos diferentes estados brasileiros.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherSetor de Educação da Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMovimentos surdos e os fundamentos e metas da escola bilíngue de surdos : contribuições ao debate institucionalpt_BR
dc.title.alternativeDeaf movements and the bases and goals of bilingual schools for the deaf : contributions to the institutional debate-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSurdospt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação bilínguept_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.keywordComunicação escritapt_BR
dc.rights.licenseEducar em Revista - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000600012&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 03 dez. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.37021pt_BR
dc.description.abstract1In this article, the trajectory followed by the deaf community of Brasília for the deployment of the first public full time bilingual school - Libras (Brazilian Sign Language) and Written-Portuguese - adds up to the presentation of a general and historical approach of the concept pursued by the National Movement, in favor of Culture and Deaf Education for Bilingual Schools. This article also presents goals, principles and guidelines of Bilingual Schools, based on academic studies in growing expansion in graduation programs in Brazilian universities, on experiences of deaf students enrolled in an educational system doomed to failure and on experiences of pedagogues' research engaged in leading to improve the quality of the education offered and on legislation that, maidenly, begins to absorb the educational paradigm elected by the deaf community for the construction of Deaf Bilingual schools across the country. From the perspectives released in this context the first institutions established as Bilingual Schools for Deaf People can be models for the creation, improvement and expansion of Bilingual Schools for the Deaf concerning the existing ones and other such imminent in different Brazilian states.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.