Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Nascimento, Sandra Patrícia de Faria do | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Messias Ramos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T05:07:27Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T05:07:27Z | - |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Sandra Patrícia de Faria do; COSTA, Messias Ramos. Movimentos surdos e os fundamentos e metas da escola bilíngue de surdos: contribuições ao debate institucional. Educar em Revista, Curitiba, n. spe-2, p. 159-178, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.37021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000600012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29273 | - |
dc.description.abstract | Nesse artigo, a trajetória percorrida pela comunidade surda de Brasília para a implantação da Primeira Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português-Escrito do Distrito Federal agrega-se à apresentação de uma abordagem geral e histórica do conceito buscado pelo Movimento Nacional em favor da Cultura e Educação de Surdos para as Escolas Bilíngues. Esse artigo apresenta também metas, princípios e diretrizes dessas Escolas Bilíngues, fundamentados nos estudos acadêmicos em crescente expansão nos programas de pós-graduação das universidades brasileiras, nas experiências dos alunos surdos matriculados em um sistema educacional fadado ao fracasso escolar, nas experiências dos profissionais da educação envolvidos em pesquisas que levam à melhoria da qualidade do ensino oferecido e na legislação que, timidamente, começa a absorver o paradigma educacional eleito pela comunidade surda para a construção das Escolas Bilíngues de Surdos em todo o território nacional. A partir das perspectivas lançadas nesse contexto, as primeiras instituições criadas como Escolas Bilíngues de Surdos podem ser modelos para a criação, melhoria e ampliação de Escolas Bilíngues de Surdos, das já existentes e das iminentes nos diferentes estados brasileiros. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Movimentos surdos e os fundamentos e metas da escola bilíngue de surdos : contribuições ao debate institucional | pt_BR |
dc.title.alternative | Deaf movements and the bases and goals of bilingual schools for the deaf : contributions to the institutional debate | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação escrita | pt_BR |
dc.rights.license | Educar em Revista - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000600012&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 03 dez. 2019. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.37021 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this article, the trajectory followed by the deaf community of Brasília for the deployment of the first public full time bilingual school - Libras (Brazilian Sign Language) and Written-Portuguese - adds up to the presentation of a general and historical approach of the concept pursued by the National Movement, in favor of Culture and Deaf Education for Bilingual Schools. This article also presents goals, principles and guidelines of Bilingual Schools, based on academic studies in growing expansion in graduation programs in Brazilian universities, on experiences of deaf students enrolled in an educational system doomed to failure and on experiences of pedagogues' research engaged in leading to improve the quality of the education offered and on legislation that, maidenly, begins to absorb the educational paradigm elected by the deaf community for the construction of Deaf Bilingual schools across the country. From the perspectives released in this context the first institutions established as Bilingual Schools for Deaf People can be models for the creation, improvement and expansion of Bilingual Schools for the Deaf concerning the existing ones and other such imminent in different Brazilian states. | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|