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Título: Vidas desperdiçadas? : uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa
Outros títulos: Wasted lives? : an analysis of Estamira, by Marcos Prado, and No quarto de Vanda, by Pedro Costa
Autor(es): Azeredo, Mônica Horta
Assunto: Crítica cinematográfica
Representação
Gênero
Sociedade
Data de publicação: 2013
Editora: Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea - Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB)
Referência: AZEREDO, Mônica Horta. Vidas desperdiçadas?: uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 41, p. 149-165, jan./jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2316-40182013000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182013000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 dez. 2019.
Resumo: Vanda e Estamira seriam apenas mulheres comuns, inseridas em universos sociais desfavorecidos e em vias de extinção. Mas, alçadas pelas mãos de cineastas, são transformadas em personagens de si mesmas e ganham o lugar que historicamente lhes foi sempre negado: o da fala. Ao mesmo tempo em que aproximam o real do representado essas docu-ficções convidam à reflexão acerca do que Zygmunt Bauman define como "vidas desperdiçadas". Com uma linguagem cinematográfica contrária à dos cânones, os cineastas Marcos Prado e Pedro Costa contribuem, por meio de um raro recorte, para a construção identitária de parte das sociedades portuguesa e brasileira. E ainda que seja grande a distância espaço-temporal que separa essas duas mulheres, a comparação das obras é algo possível e fecundo.
Abstract: Vanda and Estamira would only be taken as ordinary women placed in underprivileged social universes and on the brink of extinction. However, when hoisted by the hands of filmmakers, they are transformed into characters of their own and make room for something that has always been historically denied to them: the speech. While approaching the realistic to the represented, these docu-fictions are an invitation to ponder over what Bauman defines as "wasted lives". By making use of a cinematographic language contrary to the ones of the canons, the filmmakers Pedro Costa and Marcos Prado contribute to, by means of a rare snip, an identitary and partial construction of the Portuguese and Brazilian society. Despite of the substantial temporal-spatial distance between these two women, the comparison of the works of art is something possible and high-yielding.
Licença: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182013000100009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 18 dez. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S2316-40182013000100009
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