Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2894
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_AnaLuciaRezendeSouza.PDF2,24 MBAdobe PDFView/Open
Title: Os problemas osteomusculares e o trabalho docente : a realidade da rede municipal de Jataí - Goiás
Authors: Souza, Ana Lúcia Rezende
Orientador(es):: Pinheiro, Diana Lúcia Moura
Assunto:: Professores - doenças profissionais
Músculos - doenças
Ossos - doenças
Issue Date: 8-Mar-2007
Citation: SOUZA, Ana Lúcia Rezende. Os problemas osteomusculares e o trabalho docente: a realidade da rede municipal de Jataí - Goiás. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: A natureza do trabalho e a forma como ele está organizado, em geral determinam os processos de desgaste do corpo, contribuindo para o aparecimento ou agravamento dos problemas osteomusculares. Este estudo lançou um olhar sobre o corpo do profissional docente, na rede pública municipal de Jataí – Goiás. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva e tem como objetivos: realizar um levantamento das causas de afastamento do trabalho em docentes da rede municipal, identificando a ocorrência dos problemas osteomusculares; verificar as situações de trabalho que exigem mais esforço físico percebido; identificar os sintomas musculoesquelético e averiguar a relação entre a atividade docente e os problemas osteomusculares. A metodologia compôs-se de três etapas distintas: a primeira consistiu na análise documental nos arquivos de perícia médica da Secretária Municipal de Educação de Jataí Goiás; A segunda, a aplicação de três instrumentos: questionário misto; mapa de distúrbio musculoesquelético (adaptação do questionário nórdico) e quadro de esforço físico percebido (com escala RPE de Borg) e a terceira, observação em sala de aula (registro protocolo de LEST). Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritiva simples. Os resultados apresentaram alta incidência de problemas osteomusculares, principalmente na coluna vertebral, região lombar. O excesso de aulas, a baixa remuneração e o não cumprimento da hora atividade, estendendo o trabalho para casa, são fatores de risco da condição docente. As atividades: “permanecer de pé durante toda aula”; “corrigir caderno na carteira do aluno com inclinação do tronco” e “escrever na lousa” foram as atividades que demandaram maior esforço físico percebido, e coincidiram com as posturas mais adotadas em sala de aula: de pé, com o tronco ereto ou inclinado e/ou com elevação do membro superior. As regiões corporais mais referidas com sintomas foram as regiões dorsal, lombar e a perna. Os resultados sugerem que as posturas da atividade e as condições do trabalho docente na rede municipal de Jataí podem estar contribuindo para o surgimento dos problemas osteomusculares e reforça a necessidade de novos estudos. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The nature of labor and its organizational form generally determine the processes regarding the wastage of the body, thus contributing to the commencement or worsening of osteomusculares problems. The current study has analyzed the body of the teaching professional in the realm of the public educational sector of the county of Jataí – Goiás, Brazil. It stands for a qualitative-descriptive research with the following objectives: investigate the causes of labor dismissal of teaching professionals of the municipal system, identifying the occurrence of osteomusculares problems; verify the labor situations that demand more perceived physical effort; identify the musculoskeletal symptoms and check the relation between teaching activity and osteomusculares problems. The methodology took into consideration three distinct phases: (1) the documental analysis of the medical files from the Municipal Secretary of Education of Jataí – Goiás; (2) the application of three instruments: mixed questionnaire; map of musculoskeletal disturb (adaptation of the Nordic questionnaire); and table of perceived physical effort (with RPE scale of Borg); and (3) the observation inside the classroom (LEST protocol registration). The data was analyzed through simple descriptive statistics. The results showed a high incidence of osteomusculares problems, principally on the vertebral column, lumbar region. The excess of classes, the low wages, and the violation of the hour-activity, with the extension of labor to the home domain, are factors of risk inherent to the condition of the teaching professional. The activities “remain standing during all the class”; “correct notebooks over the students' desks with body inclination”; and “write on the blackboard” were the activities that demanded higher perceived physical effort, and coincided with the postures most adopted in the classroom: standing, with the body erect or inclined and/or with elevation of the superior member. The corporal regions with the most references were the dorsal regions, lumbar and leg. The results suggest that the postures of the activity and the labor conditions of the teaching profession within the municipal system of Jataí - Goiás may be contributing to the manifestation of osteomusculares problems and reinforces the necessity of new studies.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2007.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/2894/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.