Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28939
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_AdocaoWeb2.0Bibliotecas.pdf576,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Adoção da Web 2.0 em bibliotecas de universidades públicas espanholas : perspectivas de interação do bibliotecário com as redes sociais : relato de pesquisa
Outros títulos: Adoption of Web 2.0 in Spanish Public Universities Libraries : perspectives of librarian interaction with the Social Networks : a research report
Autor(es): Vieira, David Vernon
Baptista, Sofia Galvão
Cuevas Cerveró, Aurora
Assunto: Bibliotecas universitárias - Espanha
Interação
Web 2.0
Redes sociais
Data de publicação: 2013
Editora: Escola de Ciência da Informação da UFMG
Referência: VIEIRA, David Vernon; BAPTISTA, Sofia Galvão; CUEVAS CERVERO, Aurora. Adoção da Web 2.0 em bibliotecas de universidades públicas espanholas: perspectivas de interação do bibliotecário com as redes sociais: relato de pesquisa. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 167-181, abr./jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362013000200011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362013000200011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 dez. 2019.
Resumo: O surgimento da Web Social proporcionou um espaço virtual de participação dos usuários de bibliotecas. Assim, casos de adoção de redes sociais têm sido observados nas bibliotecas universitárias espanholas desde 2005, quando se publicaram os primeiros artigos científicos para acompanhar este movimento. Considerando o âmbito das bibliotecas de universidades públicas na Espanha, foi realizada uma pesquisa exploratória para conhecer a situação real do modelo de presença dessas bibliotecas nas redes sociais Facebook e Twitter. Este trabalho investiga um modelo de adoção das redes sociais, considerando aspectos que envolvem criação dos perfis das bibliotecas, publicação de conteúdo, interação com os usuários, criação de conteúdo pelo usuário, estabelecimento de normas de uso e estilo e medição e avaliação dos indicadores sociais para apoiar gestores de bibliotecas universitárias, neste tipo de projeto tecnológico. Apesar do levantamento realizado constatar a adoção das mídias sociais nas bibliotecas universitárias espanholas, observa-se que ainda há necessidade de se oferecer uma experiência para o usuário que propicie a sua participação, através de comentários e outras ações que promovam a interação com o bibliotecário.
Abstract: The rise of the Social Web has provided a virtual space for patron participation thus, cases of adoption of social networks have been observed in the Spanish university libraries since 2005 when it published the first scientific papers to follow this movement. Considering the universe of public university libraries in Spain this paper was performed an exploratory research to know the real situation of the model of presence of these libraries in social networks Facebook and Twitter present in this space. This paper investigates a model considering adoption of social networking aspects that involve the creation of profiles for libraries, publishing content, interaction with users, user generated content, establishing rules of use and style, and measurement and evaluation of social indicators to support the management of university libraries in this type of technological project. Although the survey finds that adoption of social media in University Libraries in Spain shows that there is still a need to provide a user experience that is to afford their participation through comments and other actions that promote the interaction with the librarian.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: Perspectivas em Ciência da Informação - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362013000200011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 26 dez. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362013000200011
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.