Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Martins, Francisco Giusepe Donato | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Francisco Gildemir Ferreira da | pt_BR |
dc.contributor.author | Rocha, Carlos Henrique | pt_BR |
dc.contributor.author | Queiroz, Marcelo Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Araújo, Carlos Eduardo Freire | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T05:01:43Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T05:01:43Z | - |
dc.date.issued | 2012-07 | pt_BR |
dc.identifier.citation | MARTINS, Francisco Giusepe Donato et al. Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions: the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 6, 2. 3, p. 08-33, jul./set. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S2238-10312012000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000300002&lng=en&tlng=en. Acesso em: 09 set. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28657 | - |
dc.description.abstract | O tema sobre eficiência e produtividade de empresas que atuam em indústrias reguladas tem sido extensivamente discutido na literatura. No Brasil há poucos estudos sobre análise de eficiência e produtividade de empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus (TRIP). Nesse sentido, esse trabalho tem três objetivos principais: escolher entre a função Cobb-Douglas e Translog qual a melhor função para medir a eficiência técnica no TRIP para o período de 2004-2006; comparar os escores de eficiência entre as empresas de TRIP; e fazer uma análise da dinâmica da eficiência no TRIP e os fatores que contribuíram para ganhos ou perdas de eficiência. Os resultados indicam uma queda de eficiência durante os anos analisados e que tal queda se deve provavelmente a expansão da capacidade instalada por aquisição de novos ônibus, o que pode ser uma estratégia de longo prazo para competição em quantidade. Em termos relativos, o aumento da produção de 2005 em relação à de 2004 corresponde a 4%, porém, foi acompanhada do aumento de 6% e de 26% de distância anual percorrida em km e de emprego de mão de obra (motoristas), respectivamente, e pela redução de 31% da frota utilizada, com comportamento semelhante para 2006. | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions : the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil | pt_BR |
dc.title.alternative | Análise de eficiência estimando fronteiras paramétricas Cobb-Douglas e translog : o caso de empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus no Brasil | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produtividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transportes - trânsito de passageiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação | pt_BR |
dc.rights.license | Journal of Transport Literature - (CC BY) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000300002&lng=en&tlng=en. Acesso em: 09 set. 2020. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000300002 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The theme about efficiency and productivity of companies that act in regulated industries have been extensively discussed in literature. In Brazil, there are just a few studies about the analysis of efficiency and productivity of interstate passenger coach transportation (trip). in this sense, this paper has three main objectives: to choose between the Cobb-Douglas and translog functions which is the best function to measure the technical efficiency on trip for the period of 2004-2006; to compare the efficiency scores among the companies of trip; and to make an analysis of the efficiency dynamic on trip and the factors that contributed for the gains and losses of the efficiency. It can be a strategy to competition in a long term. The results indicate a loss of efficiency during the years analyzed and this loss is probably due to the expansion of the capacity installed by acquisition of new buses, it can be a strategy to compete in quantity. The increase in production in 2005 based on 2004 is 4%; however, it was accompanied by an increase of 6% and 26% of annual distance traveled in km and employment of labor (drivers,) respectively, and 31% reduction in fleet use, with similar results for 2006. | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|