Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28598
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_SimulacaoExperimentosHistoricos.pdf3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
Outros títulos: Historical experiments simulations in physics education: a computational approach of the historical and empirical dimensions of science in classroom
Autor(es): Ribeiro Júnior, Luiz Antônio
Cunha, Marcelo F.
Laranjeiras, Cássio Costa
Assunto: Simulação (Computadores)
Experimentos - tecnologia
Ensino de ciências
Data de publicação: Dez-2012
Editora: Sociedade Brasileira de Física
Referência: RIBEIRO JUNIOR, Luiz A.; CUNHA, Marcelo F.; LARANJEIRAS, Cássio C. Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 1-10, out./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400023&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
Resumo: Neste trabalho propomos a utilização de simulações computacionais de experimentos históricos no ensino de física como estratégia de resgate e articulação das dimensões histórica e empírica da física na sala de aula. Como exemplo, apresentamos uma classe de simulação computacional didática, caracterizada aqui como Simulação Didática Interativa (SDI), utilizando o software Modellus para apresentar a experiência do plano inclinado proposta por Galileu Galilei(1564-1642) em sua obra Discursos e Demonstrações Matemáticas em Torno de Duas Novas Ciências (1638), onde a lei da queda dos corpos é investigada.
Abstract: In this paper we propose the use of computer simulations of historical experiments in physics education as a strategy to recover and articulate the historical and empirical dimensions of scientific knowledge in the classroom. Particularly, we present a Didactic Interactive Simulation (DIS) using the software Modellus to rescue the experiment of the inclined plane described by Galileo Galilei in his work Discourse and Mathematical Demonstrations Concerning Two New Sciences (1638), in which he investigates the law of falling bodies.
Licença: Revista Brasileira de Ensino de Física - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400023&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.