Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28467
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_FatoresAssociadosDesempenho.pdf706,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLaros, Jacob Ariept_BR
dc.contributor.authorMarciano, João Luizpt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Josemberg Moura dept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:59:42Z-
dc.date.available2017-12-07T04:59:42Z-
dc.date.issued2012-12pt_BR
dc.identifier.citationLAROS, Jacob Arie; MARCIANO, João Luiz; ANDRADE, Josemberg Moura de. Fatores associados ao desempenho escolar em português um estudo multinível por regiões Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 77, p. 623-646, out./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362012000400002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362012000400002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 01 out. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28467-
dc.description.abstractNo presente estudo objetivou-se identificar quais características de alunos e escolas são associadas ao desempenho em Português, bem como verificar se existem diferenças entre as regiões geográficas brasileiras. Foram analisados os dados de 33.962 alunos da 3ª série do Ensino Médio, distribuídos em 1.661 escolas brasileiras pesquisadas no SAEB/2001. Entre as variáveis de controle, a maior contribuição para o modelo final foi da variável nível socioeconômico da escola. Pelo menos 41% da variância do nível da escola e 14% da variância do nível do aluno foram explicados no modelo multinível final. Concluí-se que a desigualdade entre regiões do Brasil em relação ao desempenho médio das escolas em Língua Portuguesa, é fortemente relacionada com o nível socioeconômico dos alunos e das escolas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFundação CESGRANRIOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFatores associados ao desempenho escolar em português : um estudo multinível por regiõespt_BR
dc.title.alternativeFactors associated with school performance in portuguese language : a multilevel study by geographic regions-
dc.title.alternativeFactores relacionados con el rendimiento escolar en lengua portuguesa : un estudio multinivel por regiones-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordRegressãopt_BR
dc.subject.keywordAnálise multinívelpt_BR
dc.subject.keywordDistribuição geográficapt_BR
dc.rights.licenseEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362012000400002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 01 out. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362012000400002pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of the present study was to identify which characteristics of students and schools affect proficiency in Portuguese Language, as well as to verify the existence of differences between Brazilian regions in this respect. The data were analyzed of 33,962 third grade students nessed in 1,661 secondary schools who participated in the 2001 assessment of the SAEB. Among the control variables, socioeconomic status of the school had the strongest contribution to the final model. At least 41% of the school level variance and 14% of the student level variance were explained in the final multilevel model. It can be concluded that the inequality between Brazilian regions in relation to the performance of schools in Portuguese Language is strongly related to the socioeconomic status of the students of the schools.-
dc.description.abstract2El presente estudio tiene por objeto identificar qué características de los alumnos y de las escuelas se asocian al rendimiento en Lengua Portuguesa, y verificar si existen diferencias entre las regiones geográficas brasileñas. Para tal efecto se analizaron los datos de 33.962 alumnos del 3º año de la enseñanza secundaria, distribuidos en 1.661 escuelas brasileñas analizadas en la evaluación de 2001 hecha por el SAEB (Sistema de Evaluación de la Educación Básica). Entre las variables de control, la mayor contribución para el modelo final fue la variable nivel socioeconómico de la escuela. Por lo menos el 41% de la varianza del nivel de la escuela y el 14% de la varianza del nivel de alumno se explicaron en el modelo multinivel final. Así se concluye que la desigualdad entre las regiones de Brasil, referente al rendimiento medio de las escuelas en Lengua Portuguesa, se relaciona bastante con el nivel socioeconómico de los alumnos y de las escuelas.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.