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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Gilberto Lacerda dospt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:57:20Z-
dc.date.available2017-12-07T04:57:20Z-
dc.date.issued2011-08pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Gilberto Lacerda dos. Ensinar e aprender no meio virtual: rompendo paradigmas. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 2, p. 307-320, maio/ago. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/fySbbzj98nSN4pTFTx7X3sd/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28206-
dc.description.abstractEste texto relata os resultados de uma pesquisa de síntese desenvolvida no período entre 2004 e 2008, a partir de 13 dissertações de mestrado acadêmico e profissionalizante, com o objetivo de discutir a sala de aula virtual. Mais precisamente, o texto procura configurar a crise paradigmática em torno da ruptura entre a sala de aula presencial e a sala de aula virtual, tendo em vista a emergência da sociedade da informação, por meio de dados empíricos coletados pelos 13 mestrandos participantes da pesquisa longitudinal financiada pelo CNPq, pela FAPDF e pela FENADESP. Na primeira parte, há uma introdução geral ao tema e à problemática de pesquisa que deram origem à investigação meta-analítica ou de síntese aqui desenvolvida, configurada por quatro questões: 1) quais são os novos formatos para a sala de aula virtual?; 2) quais estratégias pedagógicas mostram-se adequadas para nortear o trabalho docente na sala de aula virtual?; 3) quais materiais didáticos inovadores são condizentes com o trabalho docente na sala de aula virtual?; 4) quais novos papéis docentes surgem no contexto da sala de aula virtual? Logo em seguida, há uma descrição sucinta da abordagem metodológica adotada para subsidiar nosso esforço investigativo em busca de respostas às questões de pesquisa anunciadas. A terceira parte consiste em um quadro teórico, igualmente sucinto, acerca do conceito de sala de aula virtual. No item seguinte, há a discussão de cada questão à luz dos resultados alcançados nas 13 dissertações de mestrado analisadas. Por fim, são elaboradas algumas conclusões finais, as quais apontam e discutem certos elementos definidores da sala de aula virtual que configuram a referida crise paradigmática.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsinar e aprender no meio virtual : rompendo paradigmaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning in the virtual environment : shifting paradigms-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordNovas tecnologias de informaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação e expressãopt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.subject.keywordMoodlept_BR
dc.rights.licenseEducação e Pesquisa - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ep/a/fySbbzj98nSN4pTFTx7X3sd/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022011000200007pt_BR
dc.description.abstract1This text describes the results of a synthesis study developed during the period between 2004 and 2008, based on 13 academic and professional Master dissertations, with the objective of discussing the virtual classroom. More precisely, the text aims at outlining the paradigm crisis around the rupture between the presence classroom and the virtual classroom, in view of the emergence of the information society, through empirical data gathered by the 13 Master students that took part in this longitudinal study sponsored by CNPq, FAPDF, and FENADESP. In its first part, there is a general introduction to the theme and to the research problem that gave origin to the meta-analytic or synthesis study described here, which is defined by four questions: 1) what are the new formats for the virtual classroom?; 2) what pedagogical strategies are more adequate to guide the teaching work in the virtual classroom?; 3) what innovative didactic materials are consistent with the teaching work in the virtual classroom?; 4) what new teacher roles emerge in the context of the virtual classroom? There follows a succinct description of the methodological approach adopted to give support to our investigation effort in search of answers to the questions posed above. The third part of the article consists of an equally brief theoretical picture of the concept of virtual classroom. The next section brings a discussion of each of those issues in the light of the results achieved in the 13 Master dissertations analyzed. Lastly, conclusions are put forward, which point out and discuss some of the defining elements of the virtual classroom that give shape to the paradigm crisis alluded to here.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
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