Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/28058
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_EfeitosPrimingSemantico.pdf86,61 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagallipt_BR
dc.contributor.authorMachado, Leticia Leuzept_BR
dc.contributor.authorJanczura, Gerson Américopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:56:29Z-
dc.date.available2017-12-07T04:56:29Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.citationSALLES, Jerusa Fumagalli de; MACHADO, Leticia Leuze; JANCZURA, Gerson Américo. Efeitos de priming semântico em tarefa de decisão lexical em crianças de 3ª série. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, n. 3, p. 597-608, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000300021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/58PttCGGsxcMB4h6jgHJpfj/#. Acesso em: 19 mar. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28058-
dc.description.abstractNo paradigma de priming semântico, mede-se a acurácia e velocidade de resposta ao estímulo-alvo, precedido por palavra semanticamente relacionada ou não relacionada (primes). Este trabalho apresenta um estudo pré-experimental de normas de associação semântica de palavras em 156 crianças e um estudo experimental, que avalia o efeito de priming semântico em 24 crianças em uma tarefa de decisão lexical. O experimento mostrou que as decisões lexicais para alvos reais foram significativamente mais lentas e menos precisas na condição prime não relacionado comparado à condição prime relacionado. Conclui-se que houve efeitos de priming semântico no reconhecimento visual de palavras em crianças, ou seja, o contexto semântico pré-ativou a representação da palavra alvo, facilitando a decisão lexical na condição de relação semântica.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfeitos de priming semântico em tarefa de decisão lexical em crianças de 3ª sériept_BR
dc.title.alternativeSemantic priming effects during lexical decision task with 3rd grade children-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProcessamento semânticopt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Reflexão e Crítica - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/prc/a/58PttCGGsxcMB4h6jgHJpfj/#. Acesso em: 19 mar. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300021pt_BR
dc.description.abstract1In the semantic priming paradigm, accuracy and reaction time to a target-stimulus that is preceded by a prime (semantic related or unrelated to the target) are measured. This paper presents a pre-experimental study on word semantic association norms with 156 children and an experimental study that evaluated the effect of semantic priming in 24 children during a lexical decision task. Results showed that the lexical decisions for real targets were significantly slower and less accurate in the unrelated prime condition than in the related one. It means that there were semantic priming effects in children during visual recognition of words, that is, the semantic context pre-activated the target word representation, facilitating the lexical decision in the semantic related condition.-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/28058/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.