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ARTIGO_EspiritualidadeReligiaoTrabalho.pdf130,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorSilva, Rogério Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Deispt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:52:12Z-
dc.date.available2017-12-07T04:52:12Z-
dc.date.issued2009-09pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Rogério Rodrigues da; SIQUEIRA, Deis. Espiritualidade, religião e trabalho no contexto organizacional. Psicologia em Estudo, v. 14, n. 3, pp. 557-564, jul./set. 2009. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/xdBjw44N5b8SCY9Jwz4qYCC/?lang=pt#. Acesso em: 10 nov. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27542-
dc.description.abstractO artigo tem como objetivo discutir a vivência da religião, da religiosidade e, sobretudo, da espiritualidade, no contexto organizacional. Ancorado em uma análise do papel dessas variáveis em contextos de organizações religiosas e não religiosas, o texto reflete sobre até que ponto a espiritualidade no contexto do trabalho pode contribuir, sobretudo, para um maior sentido e prazer na atividade, e sobre os motivos que explicam a tendência de negar os vínculos da espiritualidade com a religiosidade e com a religião naquele contexto. Além disso, o artigo sugere algumas leituras críticas à proposta de utilização dessas variáveis no contexto organizacional, tal como o movimento de recuperação de valores clássicos das religiões, agora rebatizados para o coletivo de trabalho, atualizando velhas estratégias de obtenção de lucros por parte das empresas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherDepartamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEspiritualidade, religião e trabalho no contexto organizacionalpt_BR
dc.title.alternativeSpirituality, religion and work in the organizational context-
dc.title.alternativeEspiritualid, religión y trabajo en el contexto organizacional-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordReligiãopt_BR
dc.subject.keywordEspiritualidadept_BR
dc.subject.keywordOrganizaçãopt_BR
dc.rights.licensePsicologia em Estudo - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/pe/a/xdBjw44N5b8SCY9Jwz4qYCC/?lang=pt#. Acesso em: 10 nov. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000300017pt_BR
dc.description.abstract1This article intends to discuss religion, religiosity, and, especially, spirituality experiences in the organizational context. Based on an analysis of these variables' role in religious and non religious organizational contexts, the article points out to what extent spirituality can contribute, especially, to a deeper understanding of the work activity and how pleasant it can be. This text also reveals the motives which may explain a tendency to deny the bonds between spirituality, religiosity and religion within organizational context. Moreover, it suggests some critical readings of the proposition of using these variables in organizational context - as the recovery movement of classic religious values, now renamed to the work collective, updating old gaining profits strategies of the enterprises.-
dc.description.abstract2El artículo tiene por objetivo discutir la convivencia entre religión, religiosidad y, sobretodo, la espiritualidad en el contexto organizacional. Anclado en un análisis del papel de estas variables en contextos de organizaciones religiosas y no-religiosas. El texto refleja en que medida la espiritualidad, en el contexto del trabajo, puede contribuir, sobre todo, para un mayor sentido y placer en la actividad, así como los motivos que explican la tendencia en negarse los vínculos de la espiritualidad, con la religiosidad y con la religión el aquél contexto. Además de eso, el artículo sugiere algunas lecturas críticas sobre la propuesta de utilización de esas variables en el contexto organizacional, como el movimiento de recuperación de valores clásicos de las religiones, ahora rebautizados, para el trabajo colectivo, actualizando viejas estrategias de obtención de lucros por parte de las empresas.-
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