Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27485
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_GestaoQualidadeVida.pdf283,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Mário Césarpt_BR
dc.contributor.authorAlves, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorTostes, Natalia Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:52:00Z-
dc.date.available2017-12-07T04:52:00Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Mário César; ALVES, Luciana; TOSTES, Natalia. Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no serviço público federal: o descompasso entre problemas e práticas gerenciais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 25, n. 3, p. 319-327, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722009000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/m8Wc9XQSSBkSQSjG3vJ8CgB/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27485-
dc.description.abstractOs programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) têm crescido significativamente nos últimos anos. Todavia, o perfil das práticas de QVT em órgãos públicos brasileiros permanece pouco explorado. A presente pesquisa objetivou caracterizar as práticas de QVT em 10 órgãos públicos federais. Realizou-se análise documental e entrevista semi-estruturada. Os dados foram tratados por análise de conteúdo, modalidade categorial temática. Os resultados mostram que as práticas de QVT se caracterizam por nítido descompasso entre problemas existentes e atividades realizadas, com uma abordagem de QVT de viés assistencialista, que tem no trabalhador a variável de ajuste. A análise dos dados fornece importantes elementos para uma agenda de trabalho, tanto acadêmica quanto organizacional, com uma abordagem de QVT de natureza preventiva.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGestão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no serviço público federal: o descompasso entre problemas e práticas gerenciaispt_BR
dc.title.alternativeQuality of Life at Work (QLW) management in the federal public service: the unbalance between problems and managerial practices-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subject.keywordErgonomiapt_BR
dc.subject.keywordServiço públicopt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ptp/a/m8Wc9XQSSBkSQSjG3vJ8CgB/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000300005pt_BR
dc.description.abstract1Programs of Quality of Life at Work (QLW) have been increasing significantly in the last years. However, the profile of QLW practices in Brazilian public organs remains little explored. This research aimed at characterizing the QLW practices in 10 federal public organs. A documental analysis and semi-structured interviews were performed. The data were treated by content analysis, thematic categorical modality. Results show that QLW practices are characterized by a clear unbalance between existing problems and activities done, with an assistencialist bias to the QLW approach, which considers the employee as the adjust variable. The data analysis provides important elements to build a work agenda, as academic as organizational, with a preventive nature of the QLW approach.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.