Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27136
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
07.pdf66,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes Neto, Davidpt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Elizabethpt_BR
dc.contributor.authorVale, Euclea Gomespt_BR
dc.contributor.authorCunha, Fátima Scarparopt_BR
dc.contributor.authorXavier, Iara de Moraespt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Josicléia Dumêtpt_BR
dc.contributor.authorShiratori, Kanejipt_BR
dc.contributor.authorReibnitz, Kenia Schmidtpt_BR
dc.contributor.authorSordi, Mara Regina Lemes dept_BR
dc.contributor.authorBarbieri, Márciapt_BR
dc.contributor.authorBocardi, Maria Inês Brandãopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:49:16Z-
dc.date.available2017-12-07T04:49:16Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationRev. bras. enferm.,v.61,n.1,p.46-53,2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27136-
dc.description.abstractA investigação teve como objetivo, partindo do índice de aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais, analisar qualitativamente potencialidades e fragilidades dos cursos. Estudo descritivo, comparativo, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo INEP/MEC. Amostra constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduação. Foram analisados 8 cursos localizados nos quartis superior e 4 no inferior. O estudo revelou fortalezas e fraquezas dos cursos nas três dimensões dos relatórios de avaliação, e aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed, starting from the index of adherence of the Pedagogical Projects of the Undergraduate Nursing Courses to the National Curriculum Rules for these Courses, to analyze qualitatively potentialities and weak points of the courses. It is a descriptive, comparative study, between the present data in the PP/UNC and the proposed in the NCR/UNC, having as basis the reports of the evaluation processes conducted by the INEP/MEC. The sample was composed by the reports used for approval and reapproval, conducted in the period from 2002 through 2006, concerning 12 undergraduate courses. One analyzed 8 courses located in the superior part and 4 in the inferior. The study revealed strong and weak points of the courses in the three dimensions of the evaluation reports, and shows needs in the colleges/courses to search for a better use of the epistemologic bases present in the NCR/UNC and proposed in the PP/UNC.pt_BR
dc.description.abstractÉsta investigación tuvo como objetivo, a partir del índice de adhesión de los Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Graduación en Enfermería a las Directrices Curriculares Nacionales para esos cursos, analizar cualitativamente potencialidades y fragilidades de los cursos estudiados. Se trata de un estudio descriptivo, comparativo, entre los datos presentes en los PPC/ENF y los propuestos em las DCN/ENF, basado en los realatorios de los procesos evaluativos conduccidos por lo INEP/MEC. La amuestra fue compuesta por los relatorios con énfasis en el reconocimiento y renovación de reconocimiento, realizados en el período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduación. Fueron analizados 8 cursos localizados en los quartis superior y 4 en el inferior. La investigación señaló puntos fuertes y además flacos de los cursos en las tres dimensiones de los relatorios de evaluación, y apunta la necesidad de las escuelas/ cursos en la busqueda de mejor vinculación entre la adopción de las bases epistemiológicas presentes en las DCN/ENF y las propuestas em los PPC/ENF.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Enfermagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagempt_BR
dc.titleAn overview of the evaluation of Nursing Graduation Coursespt_BR
dc.titleUna mirada sobre las evaluaciones de los Cursos de Graduación en Enfermeríapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordEnfermagempt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000100007pt_BR
dc.description.unidadeEm processamento-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.