Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Paré, Marilene Leal | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Luana Paré de | pt_BR |
dc.contributor.author | Velloso, Alessandra D'Aqui | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T04:47:33Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T04:47:33Z | - |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Cad. CEDES,v.27,n.72,p.215-232,2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26912 | - |
dc.description.abstract | As comunidades quilombolas brasileiras foram reconhecidas pelo governo na publicação do Artigo 68, no ADCT, Constituição de 1988, que, ao garantir-lhes a posse de terra, evocou questões socioeconômicas, espaciais, jurídicas e culturais, trazendo a representatividade dos quilombos à sociedade. Ao observar a escola em São Miguel dos Pretos/Restinga Seca (RS) e Engenho II, território Kalunga/Cavalcante (GO), se quer ver o processo de construção de conhecimento no quilombo. Há diferenças e semelhanças importantes na relação escola-espaço quilombola gaúcho e goiano, e, na análise, considere-se a relação da produção de conhecimento dentro e fora da instituição escolar. Torna-se importante um novo olhar sobre a inserção do povo negro no sistema escolar, seja como receptor do conhecimento institucionalizado, seja como produtor da construção desse conhecimento. A história do negro, colocada à margem do processo histórico do país, reduz a importância do afrodescendente no processo civilizatório brasileiro. | pt_BR |
dc.description.abstract | Brazilian quilombola - maroon remainders - communities received official recognition in the 1988 Constitution, article 68, which guarantees them ownership over their land. It raised socio-economic, spatial, juridical, and cultural issues showing what quilombola communities represent in the current Brazilian society. Based on the observation of schools in two quilombola territories - São Miguel dos Pretos and Kalunga, respectively in southern and middle west Brazil - and taking into consideration the regional differences and similarities, we analyze knowledge production in and out of the educational institution. A new perspective on the real insertion of Afro-Brazilian people into the formal educational system - either as students and receptors or as producers of institutionalized knowledge - is urgent, since the history of this people is set aside from Brazil s historical process, thus reducing their importance in the civilizatory process of the nation. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Estudos Educação e Sociedade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A educação para quilombolas: experiências de São Miguel dos Pretos em Restinga Seca (RS) e da Comunidade Kalunga de Engenho II (GO) | pt_BR |
dc.title | The educational system in Brazil's quilombola communities: experiences in São Miguel dos Pretos and Kalunga Communities | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Quilombos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Território | pt_BR |
dc.subject.keyword | Auto-estima | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622007000200007 | pt_BR |
dc.description.unidade | Em processamento | - |
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