Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25931
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
v7n2a11.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Dinâmica interacional de crianças em grupo: um ensaio de categorização
Interactional dynamics in a group of children: essaying its categorization
Autor(es): Carvalho, Ana Maria Almeida
Branco, Angela Uchoa
Pedrosa, Maria Isabel
Gil, Maria Stella C. de A.
Assunto: Interação social
Categorização
Registro em vídeo
Data de publicação: 2002
Editora: Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
Referência: Psicol. estud.,v.7,n.2,p.91-99,2002
Resumo: O presente estudo teve por objetivo descrever o fluxo de interações de crianças de uma mesma idade em uma situação de brinquedo. Foi registrada, durante 30 minutos, através de videotape, uma situação lúdica, semi-estruturada, onde quatro crianças de três anos brincavam livremente com objetos variados. Foram escolhidos arbitrariamente cinco minutos para análise, e elaboradas quatro categorias de interação a partir dos atributos de regulação e orientação da atenção das crianças. Estas categorias foram representadas graficamente e permitiram a elaboração de diagramas seqüenciais, possibilitando a captação do fluxo interacional. As características metodológicas desta proposta de categorização foram analisadas em comparação com as de outros trabalhos que descrevem a interação social e foram apontadas sua utilidade e limitações potenciais.
The present study aimed at the description of the interactional flow among same-aged children during play. A loosely structured free play situation with four 3-year-old children was videorecorded during 30 minutes. A period of 5 minutes was arbitrarily chosen for analysis. Four categories were defined, based on criteria of regulation and orientation of attention by the children. The categories were represented in graphs in order to elaborate sequence diagrams which allowed the description of the interactional flow. The methodological characteristics of this system of categories were analyzed in relation to other studies on social interaction and its potential usefulness and limitations were pointed out.
Unidade Acadêmica: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722002000200011
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.