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ARTIGO_DeficienciaMentalFamilia.pdf | 86,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Deficiência mental e família: implicações para o desenvolvimento da criança |
Outros títulos: | Mental retardation and family : implications for child development |
Autor(es): | Silva, Nara Liana Pereira Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos |
Assunto: | Deficiência mental Família Desenvolvimento infantil Relações familiares |
Data de publicação: | Ago-2001 |
Editora: | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
Referência: | SILVA, Nara Liana Pereira; DESSEN, Maria Auxiliadora. Deficiência mental e família: implicações para o desenvolvimento da criança. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 17, n. 2, p. 133-141, maio/ago. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722001000200005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722001000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 jan. 2021. |
Resumo: | O conceito de deficiência mental possui uma história que esteve sempre muito próxima das concepções sócio-econômicas e de homem vigentes em uma determinada sociedade. Neste artigo, apresentamos algumas questões para reflexão relativas à concepção de deficiência mental, à importância do ambiente social para o desenvolvimento da criança com deficiência mental e à dinâmica e funcionamento de famílias com crianças deficientes. A compreensão desses três aspectos e de suas inter-relações constitui a base para a promoção da saúde psicológica e o bem-estar destas crianças e de suas famílias. Concluímos que há necessidade de implementar projetos de pesquisa que focalizem a dinâmica e o funcionamento familiar, adotando conceitos apropriados de deficiência mental e de família. |
Abstract: | The history of the concept of mental retardation has been associated with socio-economic and man conceptions from a specific society. In this article, we present some reflections related to the conception of mental retardation and the importance of social environment for the development of handicapped children, as well as the dynamic and functioning of families with mentally retarded children. The understanding of these three aspects and their connections with each other are the base to promote the psychological health and well-being of these children and their families. We conclude that it is necessary to implement research projects on family dynamics adopting appropriate concepts of mental retardation and family. |
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DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722001000200005 |
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