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dc.contributor.advisorAmparo, Deise Matos do-
dc.contributor.authorJesus, Geovana Nunes de-
dc.date.accessioned2017-11-21T20:36:53Z-
dc.date.available2017-11-21T20:36:53Z-
dc.date.issued2017-11-21-
dc.date.submitted2017-08-22-
dc.identifier.citationJESUS, Geovana Nunes de. Adolescentes autores de homicídio e a perda de objeto no TAT (Escola de Paris). 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25248-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA adolescência é um período de intensas reestruturações narcísicas e objetais, e remanejamento pulsional. Durante o processo da adolescência ocorre a reativação de problemáticas importantes do desenvolvimento psíquico, entre elas a de perda de objeto. A perda de objeto está relacionada ao desenvolvimento da capacidade para realizar o trabalho de luto, capacidade de estar só e da depressividade. A vivência traumática da perda no início do desenvolvimento, a deprivação, está relacionada ao desenvolvimento da tendência antissocial, que pode se manifestar pela via da destrutividade. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo compreender o funcionamento psíquico de adolescentes, do sexo masculino, que praticaram homicídio nos aspectos relativos à sensibilidade à perda de objeto, depressividade e ao trabalho do luto, por meio do Teste de Apercepção Temática (TAT). A problemática investigada é se o ato homicida pode funcionar como uma modalidade defensiva de luta contra a angústia de perda de objeto. Participaram desse estudo dez adolescentes, do sexo masculino, com idades entre 15 e 20 anos, que estavam cumprindo medida socioeducativa de internação estrita por terem cometido homicídio. O TAT foi aplicado e analisado segundo a Escola de Paris. De modo geral, observa-se a predominância de procedimentos rígidos, (Série A=633), sendo seguida pelos procedimentos de evitação do conflito, (Série C=379). A análise dos dados foi organizada em três índices: tolerância à ambivalência, sensibilidade à perda de objeto e capacidade de estar só. O recurso a condutas psíquicas lábeis (Série B=222) e a processos primários (Série E=150) foi apresentado por todos os adolescentes. Foi verificado que os adolescentes possuem recursos internos que remetem ao potencial para a elaboração da perda de objeto. No entanto, esses recursos não são suficientes para constituir um ambiente interno assegurador e permitir a conquista da tolerância à ambivalência, capacidade depressiva e capacidade de estar só. Esses adolescentes, autores de homicídio, apresentam necessidade de um ambiente externo suficientemente bom e estável para que esses sujeitos possam (re)viver, num ambiente assegurador, experiências dos primeiros estágios de seu desenvolvimento emocional e atualizá-las de forma mais benigna e confiável.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAdolescentes autores de homicídio e a perda de objeto no TAT (Escola de Paris)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAdolescência - aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.keywordHomicídiopt_BR
dc.subject.keywordDepressão mentalpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento psicológicopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes - atos ilícitospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The adolescence is a period of intense narcissistic and objetal restructuring, and drive re-direction. During the process of adolescence there is the reactivation of important psychic developmental problematics, among them the object loss. The object loss is related to the development of the capacity to perform the work of mourning, the capacity to be alone and the depressivity. The traumatic experience of loss in the beginning of development, the deprivation, is associated to the development of the antisocial tendency, which can be manifested through destructiveness. In this sense this study aimed to understand the psychic functioning of male adolescents who committed homicide in the aspects related to sensitivity to the object loss, depressivity and the working of mourning, through the Thematic Apperception Test (TAT). The problematic investigated is if the homicidal act can function as a defensive modality to fight the anguish of object loss. Participated in this study, ten male adolescents, and aged 15 to 20, who were undergoing closed confinement due to committing homicide. The TAT was administered and analyzed according to the Parisian School. In general, it was observed the predominance of rigid procedures (Series A=633), followed by conflict avoidance procedures (Series C=379). The data analysis was organized into three indices: tolerance to ambivalence, sensitivity to object loss, and capacity to be alone. The use of labile psychic procedures (Series B=222) and the primary processes (Series E=150) was presented by all the adolescents. It was verified that the adolescents have internal resources that refer to the potential for the elaboration of object loss. However, these resources are not sufficient to constitute an internal safe environment and allow the achievement of the tolerance to ambivalence, depressive capacity and capacity to be alone. These adolescents, who committed homicide, need a sufficiently good and stable external environment so that they can (re)live, in a safe environment, experiences of the early stages of their emotional development and update them more benignly and reliably.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Clínica (IP PCL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Culturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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