Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Aguiar, Ludmilla Moura de Souza | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Almir Picanço de | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-20T21:00:53Z | - |
dc.date.available | 2017-11-20T21:00:53Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-20 | - |
dc.date.submitted | 2017-07-04 | - |
dc.identifier.citation | FIQUEIREDO, Almir Picanço de. Novos métodos em Ecologia de Estradas: correção da heterogeneidade espacial na análise de agregação de atropelamentos de fauna e definição da suficiência amostral. 2017. 73 f., il. Dissertação (Mestrado em Ecologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25222 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O atropelamento de fauna é considerado por diversos autores como a principal causa direta de morte de animais na natureza. No entanto, as intervenções necessárias para mitigar este efeito negativo das rodovias são geralmente onerosas e por isso é preciso ter confiabilidade na proposição de locais para intervir. As análises de agregação de atropelamento usadas em Ecologia de Estrada não corrigem o efeito da heterogeneidade de densidade de primeira ordem gerando uma auto correlação espacial entre os atropelamentos maior do que a real. O primeiro capítulo desta dissertação apresenta um método de correção, denominado Windowned Method, que pondera os resultados obtidos em um raio de análise por uma janela de observação com menor heterogeneidade que a área total de estudo. O método proposto apresentou menores taxas de erro de classificação de hotspot e sofreu menos influência da heterogeneidade de distribuição dos eventos, quando comparado com dois outros métodos usados em Ecologia de Estradas. Esta dissertação também abordou a deficiência de uma análise de suficiência amostral para estudos de Ecologia de Estradas. No segundo capítulo desta dissertação foi verificado que existe uma relação positiva entre a precisão de classificação de hotspot e o tamanho da amostra. Por meio de simulações por reamostragem Bootstrap e por extrapolações utilizando Regressão Quantílica, esta relação foi utilizada para a construção de uma Curva de Precisão, com a qual é possível identificar o tamanho da amostra desejada para se atingir um grau de precisão determinado pelo pesquisador. Com este método, a suficiência amostral pode ser determinada pelo acúmulo de registros, permitindo protocolos de coletas diversos, permitindo ao pesquisador variar a velocidade de busca por carcaças e frequência de campanhas de coletas, conforme sua conveniência. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Novos métodos em Ecologia de Estradas : correção da heterogeneidade espacial na análise de agregação de atropelamentos de fauna e definição da suficiência amostral | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Animais - atropelamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Heterogeneidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Several authors consider road kills as the primary direct cause of death of animals in nature. However, the interventions needed to mitigate this adverse effect of the highways are usually onerous, and therefore it is necessary to have reliability in proposing sites for them. The roadkill aggregation analyzes used in Road Ecology do not correct the effect of first order density heterogeneity by generating spatial autocorrelation between events greater than it is actual. The first chapter of this dissertation presents a method of correction, called Windowned Method, which weighs the results obtained in a radius of analysis by an observation window with less heterogeneity than the total area of study. The proposed method presented lower hotspot classification error rates and was less influenced by the heterogeneity of event distribution when compared to two other methods used in Road Ecology. This dissertation also addressed the deficiency of a sample adequacy analysis for Road Ecology studies. In the second chapter of this thesis, it was verified that there is a positive relationship between the hotspot classification accuracy and the sample size. Using Bootstrap resampling simulations and extrapolations using Quantile Regression, this relation was used to construct a Precision Curve with which it is possible to identify the desired sample size to reach a degree of accuracy determined by the researcher. With this method the sampling sufficiency can be limited by the accumulation of record allowing diverse collection protocols, it permits researchers to vary both the speed of carcasses search as the frequency of collections campaigns, according to their convenience. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ecologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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