Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Sautchuk, Carlos Emanuel | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-05T14:36:48Z | - |
dc.date.available | 2017-11-05T14:36:48Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SAUTCHUK, Carlos Emanuel. Cine-arma: a poiesis de filmar e pescar. Série Antropologia, Brasília, v. 440, p. 1-32, 2013. Disponível em: <http://dan.tempsite.ws/images/doc/Serie_440.pdf>. Acesso em: 20 out. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25188 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho discute o uso do registro de imagens em movimento na abordagem da antropologia da técnica. Mais especificamente, na etnografia da captura do peixe pirarucu com o uso o arpão, em lagos na costa do Amapá. Com inspiração na ideia do cine-transe, de Rouch, reflete-se sobre a possibilidade de uma abordagem etnográfica fundada na associação entre os processos técnicos de captura do animal e de captura de imagens. Descreve-se também de que modo investiu-se na conexão entre a filmadora e o arpão – entre seus ritmos e propriedades – como via privilegiada para etnografar as principais dimensões da relação dialógica entre arpoador e peixe: o acoplamento arpoador-arpão, a percepção dos signos emitidos pelo peixe e o significado fundamental do gesto de captura. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper discusses the use of moving images in the anthropology of
technique, specifically, the ethnographic recording of the capture with harpoon of
arapaima fish in the coastal lakes of Amapá, in the Brazilian Amazon. Inspired in
Rouch’s notion of cine-trance, I ponder on the possibility of doing ethnography by
intertwining the technical processes of capturing that fish and capturing images. I also
describe the way in which I take the relationship between the movie camera and the
harpoon – their rhythms and properties – as a helpful tool to describe the major features
of the dialogical interaction between harpooner and fish, namely, the harpooner-harpoon
link, the perception of signals emitted by the fish, and the meaning of the capturing
gesture. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar | pt_BR |
dc.title.alternative | Cine-weapon : the poiesis of filming and fishing | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesca | pt_BR |
dc.subject.keyword | Caça | pt_BR |
dc.subject.keyword | Amazônia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Antropologia | pt_BR |
dc.rights.license | Série Antropologia é editada pelo Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, desde 1972. Visa à divulgação de textos de trabalho, artigos, ensaios e notas de pesquisas no campo da Antropologia Social. Divulgados na qualidade de textos de trabalho, a série incentiva e autoriza a sua republicação. Fonte: http://dan.tempsite.ws/images/doc/Serie_440.pdf. Acesso em: 20 out. 2017. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|