Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25188
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CineArmaPoesis.pdf6,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSautchuk, Carlos Emanuel-
dc.date.accessioned2017-11-05T14:36:48Z-
dc.date.available2017-11-05T14:36:48Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSAUTCHUK, Carlos Emanuel. Cine-arma: a poiesis de filmar e pescar. Série Antropologia, Brasília, v. 440, p. 1-32, 2013. Disponível em: <http://dan.tempsite.ws/images/doc/Serie_440.pdf>. Acesso em: 20 out. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25188-
dc.description.abstractO presente trabalho discute o uso do registro de imagens em movimento na abordagem da antropologia da técnica. Mais especificamente, na etnografia da captura do peixe pirarucu com o uso o arpão, em lagos na costa do Amapá. Com inspiração na ideia do cine-transe, de Rouch, reflete-se sobre a possibilidade de uma abordagem etnográfica fundada na associação entre os processos técnicos de captura do animal e de captura de imagens. Descreve-se também de que modo investiu-se na conexão entre a filmadora e o arpão – entre seus ritmos e propriedades – como via privilegiada para etnografar as principais dimensões da relação dialógica entre arpoador e peixe: o acoplamento arpoador-arpão, a percepção dos signos emitidos pelo peixe e o significado fundamental do gesto de captura.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the use of moving images in the anthropology of technique, specifically, the ethnographic recording of the capture with harpoon of arapaima fish in the coastal lakes of Amapá, in the Brazilian Amazon. Inspired in Rouch’s notion of cine-trance, I ponder on the possibility of doing ethnography by intertwining the technical processes of capturing that fish and capturing images. I also describe the way in which I take the relationship between the movie camera and the harpoon – their rhythms and properties – as a helpful tool to describe the major features of the dialogical interaction between harpooner and fish, namely, the harpooner-harpoon link, the perception of signals emitted by the fish, and the meaning of the capturing gesture.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherDepartamento de Antropologia da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCine-arma : a poiesis de filmar e pescarpt_BR
dc.title.alternativeCine-weapon : the poiesis of filming and fishingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPescapt_BR
dc.subject.keywordCaçapt_BR
dc.subject.keywordAmazôniapt_BR
dc.subject.keywordImagempt_BR
dc.subject.keywordAntropologiapt_BR
dc.rights.licenseSérie Antropologia é editada pelo Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, desde 1972. Visa à divulgação de textos de trabalho, artigos, ensaios e notas de pesquisas no campo da Antropologia Social. Divulgados na qualidade de textos de trabalho, a série incentiva e autoriza a sua republicação. Fonte: http://dan.tempsite.ws/images/doc/Serie_440.pdf. Acesso em: 20 out. 2017.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.