Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Maria Helena de Castro | - |
dc.contributor.author | Dayrell, Luís Paulo Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-21T14:34:05Z | - |
dc.date.available | 2017-09-21T14:34:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-21 | - |
dc.date.submitted | 2001 | - |
dc.identifier.citation | DAYRELL, Luís Paulo Araújo. A política de integração do setor automotivo argentino brasileiro para o MERCOSUL. 2001. 127 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2001. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24615 | - |
dc.description.abstract | A política de integração do setor automotivo é o tema desta dissertação, em que investigo
o padrão de processo decisório dos atores mais diretamente envolvidos Estes são burocracias
ministeriais, os sindicatos de trabalhadores, os empresários e a OMC. que expressam seus
interesses, negociando regras, lucros, benefícios, salários, estrategias de competição e solução de
conflitos. Cada ator esta em um nível particular e tem tipos de poderes propnos devidos a sua
posição no sistema político. No Período Preparatório (1988-1994). a política dos governos da Argentina e do Brasil motivou os empresários a direcionarem o comercio para o Mercosul, intensificando o intercâmbio
de autoveículos e autopeças Em se orientando a organização produtiva para esse mercado, os
atores incrementaram o debate sobre as disparidades de investimento e os desequilíbrios dos
benefícios prove entes do comércio automotivo Ponderando as demandas dos atores, o governo
brasileiro criou, durante o Período dos Acordos (1994-1999), um regime automotivo próprio,
contestado pelo Japão. Coreia do Sul. EUA e União Europeia, na OMC. O regime automotivo
brasileiro excitou as transnacionais a investirem no país, mas a integração no Mercosul
desacelerou devido a disputa pelos investimentos Em conseqüência disso e da desvalorização do
Real. o comércio de muitos setores produtivos minguou, ao extremo de surgirem contenciosos
entre o Brasil e a Argentina, ameaçando a continuidade do Mercosul, sobretudo a partir de 2000
em diante. O conflito forma o padrão decisório dos atores presentes na política de integração
automotiva: esta é a conclusão do autor. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A política de integração do setor automotivo argentino brasileiro para o MERCOSUL | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria automobilística - Argentina - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | MERCOSUL | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo decisório | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Relações Internacionais (IREL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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